O Flamengo vai ensinar o mundo

15/04/2015, 14:52
Orra, é Mengo!
Por Gerrinson. R. de Andrade (Twitter: @GerriRodrian) - Do Blog Orra, é Mengo!

Sabemos de um time que contratou uns jogadores, não pagou, foi campeão, coisa e tal, aquela festa na cidade. Quem se importa se é "título com calote"? O clube monta um bom time, contrata a rodo, é campeão e o torcedor chora emocionado. Vem a FIFA, aciona, abre processo, aponta o dedo, nada acontece.

Sabemos de um time que foi campeão, coisa e tal, mas ninguém soube de onde veio o dinheiro para contratar tanto jogador. Aquele time cheio de estrelas, ganha bonito, dá goleada, a torcedora fica em êxtase, manda beijo pra câmera, as crianças pulam na rua. Ninguém se importa se há ligação do presidente do clube com políticos nada honestos e com o tráfico de drogas. Quem se importa se é "título de lavagem"?

Sabemos de um time que tem grana, muita grana, esse fica lá na Europa, coisa elegante, chique. Todo muito aplaude, acha graça, tanto craque desfilando, aquela festa colorida. Ninguém dá bola para o fato do time sobreviver pelo dinheiro de magnata bilionário, xeique, homem podre de rico em seu país miserável, ditadura religiosa, aquele lugar em que se mata quem beija na boca. Quem se importa?

Sabemos de um time que todo mundo diz que é exemplo, que é o melhor disso, melhor daquilo, que tem presidente engravatado, tem conselheiros de cabelos brancos, homens honrados, ex-deputados, gente de boa relação com ditadura militar e com o Doi-Codi. Mas esse time não paga salário, tem dívida até com a barraca de pastel, posa de virgem mas é velha arrombada, faz maquiagem para esconder as marcas da varíola.

Sabemos até de time aí que tem chefão posando de charuto, cosplay de mafioso, condenado por Vara Federal e STF, aquela figura cartunesca, típica de um Brasil dominado pela miséria e pela ignorância. Quem se importa?

Mas sabemos também de um certo clube, por tantos anos dirigido por gente desonesta, explorado, roubado. Esse time viveu dias tão tristes, era a chacota e o exemplo do que há de errado no futebol mundial. Num mundo onde todos peidam, era apenas a sua bufa que incomodava. Esse clube mudou, com novas lideranças, mostrou o que é ser transparente. O Flamengo vai provar ao Brasil que é possível ser campeão com honestidade, respeitando contratos, sem arranjar esquema, sem comprar colaborações. O Flamengo vai provar pra todo mundo que o brasileiro tem jeito.

Orra, é Mengo!


Partilha
Gerri Rodrian
Autor

Paulista de Osasco, nascido em 1974, casado. Formado em Letras na USP, dramaturgo, profissional da área multimídia e servidor público federal. Rubro-negro desde 1980.