Muitos boatos surgem com frequência nas redes sociais e um deles é de que o Flamengo teria sido rebaixado para a Série B do Brasileiro em 1995, mas a CBF mudou o regulamento ao fim da competição. Entretanto, nada disso é verdade. De acordo com a Folha de São Paulo, o regulamento (feito pelo Clube dos 13) determinava que apenas dois clubes seriam rebaixados.
Esse regra foi estabelecida um mês antes do início do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, está claro que não aconteceu nenhuma mudança no regulamento para beneficiar o Flamengo. Na época, o Brasileirão era disputado por 24 clubes. A primeira fase foi dividida em em dois grupos de 12 e eles duelavam entre si uma única vez. No fim dos pontos corridos, líder e vice-líder de cada grupo avançavam para a semifinal.
Leia também: Sem Ancelotti, CBF pode recorrer a ex-técnico do Flamengo
Já para definir os rebaixados, cairiam para a Série B as duas equipes com piores campanhas: Paysandu e União São João. Na somatória dos pontos, o Flamengo teve a quarta pior campanha. Ou seja, bem próximo do Z-2, mas terminou a competição permanecendo tranquilamente na Série A. Na web, circulou por um tempo uma fake news do então técnico do Mengão, Apolinho, dizendo que “com Sávio e Romário e caímos para a Série B”. Mas tudo não se passa de uma mentira.
Flamengo jogou a Série A de 1996 e CBF mudou regulamento do Brasileirão só em 1997
A tal mudança de regulamento do Brasileirão só aconteceu em 1997. Em 96, o Flamengo jogou normalmente a elite do futebol brasileiro e no ano de 97, a CBF optou por implantar o sistema com quatro times rebaixados.
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...