O dia em que o Flamengo escapou do rebaixamento 'mais certo' da história
MRN Informação | Yago Martins — No início dos anos 2000, a preocupação de todo torcedor do Flamengo era se a equipe iria continuar na primeira divisão na próxima temporada. Visto que até 2006, a equipe sempre brigava na parte inferior da tabela. No entanto, em um desses anos, a situação ficou muito grave: 2001.
Ano do Flamengo em 2001
Campeão Carioca pela terceira vez seguida, e também conquistando o título da Copa dos Campeões em cima do São Paulo, 2001 não era um ano em que a torcida do Flamengo esperava brigar contra o rebaixamento até a última rodada.
O elenco contava com nomes como Júlio César, Juan, Petkovic, Beto, Edílson e Reinaldo. Por outro lado, foi treinado por três técnicos: Zagallo, Carlinhos e Carlos Alberto Torres. Por mais que sejam nomes vitoriosos em suas carreiras, o time não engrenava e passou boa parte do Brasileirão na zona de rebaixamento.
Regulamento do Brasileiro de 2001
Na época, a Série A era disputada por 28 clubes em um turno único. Os oito primeiros colocados avançavam para às quartas de finais, enquanto os quatro últimos caíam.
São Caetano, Athletico-PR, Fluminense, Atlético-MG, Grêmio, Ponte Preta, São Paulo e Bahia se classificaram para o mata-mata. Por fim, o Athletico se sagrou campeão.
Flamengo se salvou na última rodada
É de conhecimento geral que o Fla figurou no Z-4 durante boa parte da competição, no entanto, na reta final conseguiu respirar e saiu da zona do descenso. Mas, restando apenas três rodadas para o fim, uma derrota para o São Paulo no Morumbi colocou o Flamengo novamente entre os quatro últimos.
O alívio veio na vitória sobre o Inter em Juiz de Fora, por 1 a 0. Felipe Melo marcou o gol da vitória rubro-negra na 25ª rodada, mas no penúltimo jogo, o resultado negativo contra o São Caetano praticamente decretou o rebaixamento do Flamengo. Em resumo, o Fla teria que vencer o Palmeiras na última partida para não cair.
Mesmo que fosse o 12º colocado no Brasileiro, a equipe paulista prometia não facilitar o trabalho para o Fla.
“É o jogo mais importante da história do Flamengo”, disse o goleiro Júlio César na saída para o estádio Mário Heleno, em Juiz de Fora, onde o Mengo mandou o jogo.
E naquele dia 2 de dezembro de 2001, o Rubro-Negro venceu o Palmeiras por 2 a 0, com gols do zagueiro Juan aos 34 minutos do primeiro tempo, e do atacante Roma aos 4 da segunda etapa.
Com o resultado, a equipe carioca, que corria risco de rebaixamento, se manteve na elite do futebol brasileiro. Sport, Santa Cruz, América-MG e Botafogo-SP caíram para a segunda divisão.
Escalações
Flamengo: Júlio Cesar; Alessandro, Juan, Fernando e Cássio; Jorginho, Beto e Petkovic; Roma, Reinaldo e Edílson.
Palmeiras: Marcos; Arce, Alexandre, Leonardo e Misso; Fernando, Tite, Magrão e Claudecir; Muñoz e Fábio Junior.
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...