O debate sobre a necessidade de um Gerente com a especulação de Fabio Luciano para o cargo em 2016
O Gerente de Futebol do Flamengo - Uma necessidade
A Chapa Verde anunciou que Fabio Luciano poderá ser o próximo gerente de futebol do Flamengo, caso Wallim Vasconcellos seja eleito presidente do Flamengo. Em seu perfil no Twitter ele escreveu: "Sempre existirá possibilidade a partir do momento que eu entender que serei útil ao Flamengo e farei bem ao clube!!" e "Sou acima de tudo Flamengo, independente de pessoas e chapas políticas... Que vença o melhor para o clube e a Nação!!". O perfil oficial de campanha da Chapa Verde chegou a tuitar uma possível contratação do ex-zagueiro, todavia, minutos depois, apagou a publicação (foto).
De qualquer forma parece ficar claro que houve proposta e Fabio Luciano é um nome que tem enorme aceitação entre a torcida. O fator dúvida é se Fábio Luciano se preparou para o cargo e tem condições de assumir outras funções atribuídas a ele.
Quando assumiu o clube em 2013, a nova gestão pensou em Zinho para ser o cargo. Diretor de futebol com Patrícia Amorim, não aceitou a redução de cargo e salário, demonstrando, inclusive publicamente, muita irritação com a proposta. Só em maio de 2014 o clube viu a necessidade de ocupar a vaga (talvez por que detectou-se que Pelaipe era mais um gerente do que diretor de Futebol?), quando Gabriel Skinner, ex-executivo da Olympikus contratado para a gestão da conta da Adidas no Departamento de Marketing assumiu, em um curioso salto de função. Com perfil empresarial e nenhuma vivência anterior no futebol, Skinner sempre foi discreto, pouco aparecia. De fato, rara era a lembrança de seu nome entre os torcedores -- até mesmo quando focos de indisciplina e comportamentos inadequados de jogadores vazavam.
No final de outubro deste ano, em meio ao afastamento do "Bonde da Stella", o gerente aceitou trabalhar com Luxemburgo na China e vai rumar para o Tianjin Songjiang na próxima temporada. Muita falta não vai ser sentida, apesar de Gerson Biscotto, ter opinião contrária.
É uma pena. Mas respeitamos a decisão de Gabriel Skinner. Tenho a certeza de que ele desempenhará um bom papel também lá no clube da China, que também terá o Vanderlei Luxemburgo no cargo de técnico. Porém, o importante a ser ressaltado é que ele sempre terá as portas abertas para retornar ao Flamengo no futuro – declarou o vice-presidente logo após a saída.
Rodrigo Caetano, em entrevista ao site globo.com, afirmou que o gerente "é o que faz o link com a diretoria estatutária, a relação com atletas, fornecedor e trata da questão de mapeamento dos jogos. E também um supervisor, que trata delogística, viagens". Fica difícil entender como um gerente de futebol que nunca conviveu com atletas de futebol ficou encarregado da relação com os atletas.
Com o nome de Fábio Luciano abre-se o leque de discussões sobre quais outros nomes (parece natural que ex-atleta seja o perfil mais encaixado) poderiam entrar no processo de seleção para a próxima temporada. Rodrigo Caetano não citou a identificação com o clube, mas obviamente este é um fator que se configura de extrema necessidade, dado o total isolamento do atual grupo de jogadores com as tradições flamengas. No site da Associação de Executivos de Futebol, cujo vice-presidente é o próprio Rodrigo Caetano, as atribuições do cargo são:
Objetivo Geral | ► Proporcionar o pleno funcionamento do departamento de Futebol Profissional |
Objetivos Especificos | ► Organizar, coordenar e supervisionar todas as atividades do Clube relacionadas com o Futebol Profissional ► Gerenciar os processos de prospecção, compras, vendas e empréstimos de atletas |
Principais Atribuições |
► Elaborar com o Diretor de Executivo o Planejamento Semestral do Departamento, que inclui: - Elaborar calendário (conforme calendário da CBF) - Analisar e avaliar a contratação e demissão de atletas do Clube - Avaliar os atletas amadores - em conjunto com o Gerente de Futebol Amador - que apresentam condições para ingressar no processo de profissionalização ► Estabelecer contatos com dirigentes de Clubes, empresários e entidades esportivas ► Gerenciar Custos do Setor ► Elaborar Orçamento do Programa Anual até o final da primeira quinzena do último exercício ► Gerenciar as atividades relacionadas à Comissão Técnica e áreas de apoio ► Prospectar novos atletas para integrar a equipe de profissionais do Clube ► Identificar e selecionar Observadores Técnicos ► Analisar e avaliar constantemente o Manual Organizacional e o Manual de Processos do Departamento, objetivando a melhoria contínua ► Preparar a programação de férias do departamento conforme as necessidades da Vice-Presidência Administrativa/Financeira e do Calendário Esportivo ► Avaliar constantemente a Estrutura Organizacional do Departamento de Futebol Profissional com o objetivo de estabelecer o processo de melhoria contínua ► Avaliar os relatórios elaborados pelos Observadores Técnicos ► Elaborar o Relatório Gerencial Mensal de Observação Técnica ► Apoiar o Departamento Jurídico no acompanhamento dos processos em curso nos Tribunais de Justiça Desportiva ► Estabelecer programas de reuniões semanais de coordenação ► Estabelecer processos de negociação de contratos de atletas profissionais ► Gerenciar a videoteca do Clube com o objetivo de facilitar o processo de análise técnica dos jogos e preparação estratégica de atuação ► Gerenciar as atividades relacionadas à Comissão Técnica ► Definir e acompanhar performance dos atletas e da equipe ► Elaborar o Regimento Interno dos Atletas de Futebol Profissional ► Fazer planejamento do plantel da equipe para a próxima temporada ► Fazer observações de atletas de outras equipes para possível investimento ► Acompanhar as preleções ► Acompanhar a concentração ► Observar o desempenho físico e técnico dos jogadores ► Viajar com a Equipe de Futebol Profissional ► Supervisionar o material de divulgação dos atletas de forma a mantê-los sempre atualizados |
Características e Habilidades | ► Liderança ► Habilidade Gerencial ► Conhecimento das Normas e Legislação que regem o Futebol Profissional ► Formação Acadêmica ► Dinamismo ► Comprometimento ► Conhecimento de Inglês ► Lealdade |
Subordinado a | ► Diretor Executivo de Futebol Profissional |
Supervisiona | ► Coordenador Administrativo, Atletas e Comissão Técnica |
Finalmente, vamos lembrar que o Flamengo está no meio de um processo de organização. O clube ainda é carente em estrutura e os processos de governança no futebol não são pragmáticos como numa área jurídica, de finanças e marketing, por exemplo. O Flamengo cultivou há décadas uma cultura própria de boleiro que tudo pode. Esse paradigma não será quebrado de uma hora pra outra.
Trazer um xerifão, um gerente linha-dura pode ter reflexos negativos tão grandes quanto um gerente arregador, agradador. É mister que se ache a pessoa certa, claro. O problema é achar essa pessoa certa, que traga consigo o carisma mítico de um Domingos Bosco com a fluência administrativa que o futebol moderno exige.
Diogo Almeida faz parte da equipe MRN Informação. Twitter: @DidaZico