Nunes e Gerson: retrospectos e números no Flamengo dos aniversariantes do dia
Flamengo homenageia dois dos maiores ídolos do clube nesta sexta-feira (20). O Nunes, ex-atacante e protagonista dos anos 80, completa 68 anos. Gerson, dominou o meio-campo do Mais Querido e marcou a geração de 2019, completa 25 anos. Assim, o Rubro-Negro usou as redes sociais para agradecer os o “artilheiro das decisões” e o “Coringa” da Gávea.
O Flamengo utilizou as redes sociais para homenagear o ídolo Nunes. “Foi em 80 com um gol do Nunes… Hoje é o dia do nosso ídolo Nunes! Campeão de tudo com o Manto, o Artilheiro das Decisões faz aniversário. Parabéns, João Danado! Saúde e muitas felicidades! Nós te amamos! #CRF”
Leia mais: Pai de Gerson projeta retorno do volante ao Flamengo
Já o Gerson, o Flamengo destacou as suas conquistas no clube. “Vapo, vapo, vapo, vapo, é o menino Gerson… Hoje também é aniversário do nosso ídolo @GersonSantos08, o Coringa!
Libertadores (2019); Brasileiro (2019 e 2020); Supercopa (2020 e 2021); Recopa (2020); Carioca (2020 e 2021). Parabéns, felicidades e SRN, craque! #CRF“
Os números de Nunes com a camisa do Flamengo
João Batista Nunes de Oliveira, o ex-centroavante Nunes, marcou época com Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior, Andrade, Adílio e Zico, Tita e Nei Dias. Nunes ajudou o time a conquistar a Libertadores e a levantar o Mundial contra o Liverpool (Nunes fez dois gols na vitória por 3 a 0).
O apelido “artilheiro das decisões” foi bem justificado com a performance individual nas decisões. Nunes teve destaque no primeiro título do Campeonato Brasileiro para o Flamengo em 1980 (nos 3 a 2 contra o Atlético-MG). Em 1982, decidiu contra o Grêmio em 1982 (1 a 0 no Olímpico), na final do Brasileiro. Ainda fez dois dos 3 a 0 contra o Liverpool, na decisão do Mundial Interclubes de 1981, na equipe comandada por Zico.
No Flamengo, Nunes ganhou 1 Mundial, 1 Libertadores e 3 Brasileiros. Fez 86 gols em 177 jogos. Nunes teve três passagens no profissional do Flamengo, de 1980 a 1982, em 1984 e em 1987. O João Danado se aposentou em 1991, jogando pelo Flamengo de Varginha (MG).
Com a sua história, Nunes colocou os pés na Calçada da Fama do Maracanã em março de 2022.
Gerson e uma história de amor com o Mais Querido
Antes da despedida para o Olympique de Marselha, Gerson não chorou à toa na sua saída. O ídolo e também flamenguista declarado honrou a camisa rubro-negra com duas Taças Guanabara, dois Campeonatos Carioca, duas Supercopas do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, dois Campeonatos Brasileiro e uma Libertadores.
O camisa 8 marcou uma geração recente de torcedores flamenguistas, com grandes exibições no meio-campo. Gerson esteve em campo em 102 vezes pelo Flamengo, marcando seis gols e 11 assistências.
No final de julho de 2019, Gerson fez sua estreia e marcou seu primeiro gol pelo Flamengo – em partidas contra Corinthians e Botafogo, respectivamente. Convocado para a Seleção Olímpica, o meia alcançou a marca de cem jogos pelo Rubro-Negro no duelo com o Unión La Calera.
Estudante de jornalismo e redator no Mundo Rubro Negro. Apaixonado por esportes e contar histórias. SRN 🔴⚫️