Nunca foi tão fácil finalizar contra o Flamengo como com Sampaoli

Após muitas decepções na temporada de 2023, o Flamengo ainda sonha com arrancada no Brasileirão para terminar o ano com o título nacional. No entanto, para diminuir a vantagem do líder Botafogo, o Mengão precisará evoluir rapidamente seus números defensivos.
De acordo com dados do perfil estatístico Data Fut, o Flamengo apresenta índices defensivos piores do que nas temporadas de 2016 e 2018. Ou seja, antes mesmo do clube reformular o plantel com grandes contratações e montar um dos elencos mais fortes do continente.
A fragilidade defensiva da equipe reflete diretamente no número de finalizações sofridas por jogo. A média de 15,2 chutes dos adversários nesta edição de Campeonato Brasileiro é a pior desde a temporada de 2016. Como resultado, o Flamengo sofreu 26 gols em 21 jogos e tem a sétima pior defesa da competição.
Além dos problemas no setor defensivo, o Rubro-Negro também apresenta queda nos números do ataque. Antes, o Fla era um time que pressionava e criava mais chances contra a grande maioria dos adversários. No entanto, pela primeira vez nos últimos cinco anos a média de finalizações sofridas superou a de chutes feitos por jogo.
Flamengo está entre times que menos finalizaram nas últimas rodadas do Brasileirão
O Flamengo finalizou apenas 114 vezes nas últimas 11 rodadas do Brasileirão, média de 10,3 por jogo e está entre os times da competição que menos chutaram a gol. O Fla só finalizou mais que Santos (107) e Corinthians (107).
No total, o Rubro-Negro chutou 276 para o gol adversário ao longo das 21 rodadas e é apenas o 13º colocado no ranking de mais finalizações. Por outro lado, o time mostrou eficiência em boa parte dos jogos e é o terceiro que mais marcou na competição, com 34 gols.