Números mostram qual é o melhor zagueiro do Flamengo no momento

18/05/2023, 11:10
Fabrício Bruno e Léo Pereira, zagueiros do Flamengo

Há mais de um mês no Flamengo, o técnico Jorge Sampaoli já definiu sua dupla de zaga ideal. Exceto por questões físicas, Léo Pereira e Fabrício Bruno são os zagueiros mais utilizados pelo argentino no setor, e formam a dupla responsável por proteger a pequena área do Mais Querido.

Além dos dois, David Luiz e Rodrigo Caio também foram utilizados pelo treinador. No entanto, David vive instabilidade na posição, e não é a principal escolha de Sampaoli para a zaga rubro-negra. Desde que o técnico assumiu o Flamengo, David Luiz participou de seis dos nove jogos, sendo titular em duas partidas. Por outro lado, foi com Sampaoli que o zagueiro desencantou e marcou seu primeiro gol com o Manto Sagrado, na última semana contra o Bahia.

Leia mais: Fabrício Bruno ganha desafio no primeiro jogo após entrevista polêmica

Ao todo, David Luiz contabiliza números baixos na Era Sampaoli. Nos seis jogos, foram 10 cortes do zagueiro, 241 toques na bola e 192 passes certos. No ataque, David mostrou mais eficiência e, além do gol, também serviu Matheus França na vitória contra o Bahia. Os dados são do SofaScore.

Rodrigo Caio, ainda passa por instabilidades com problema no joelho. O jogador se recuperou da cirurgia, mas não tem espaço na equipe de Jorge Sampaoli: foi apenas dois jogos em que Rodrigo Caio jogou, contabilizando 13 minutos em campo. Outro zagueiro do Fla também é esquecido pelo treinador: Pablo, reforço na última temporada, ainda não jogou sob comando de Sampaoli.

Léo Pereira “vence” Fabrício Bruno e se destaca na zaga do Flamengo

Portanto, entre os cinco jogadores na zaga do Flamengo, apenas dois se destacam em números e na confiança de Sampaoli. São Fabrício Bruno, que chegou ao Mais Querido em 2022, e Léo Pereira, com mais tempo de casa, já que está na Gávea desde 2020.

Os dois possuem números semelhantes. De um lado, Fabrício Bruno foi titular em todos os nove jogos do treinador, e apenas em um foi substituído antes do apito final. Ao todo, são 37 cortes do zagueiro, 658 toques, 479 passes certos e sete desarmes. O defensor também deu uma assistência nesse período.

Já Léo Pereira, foi titular em oito dos nove jogos de Jorge Sampaoli. O camisa 4 contabiliza, nesse período: 17 cortes, oito desarmes, 652 toques e uma assertividade maior que a de Fabrício Bruno, com 577 passes certos. De acordo com o levantamento do SofaScore, Léo Pereira lidera estatísticas importantes na atual temporada do Flamengo e surpreende:

Segundo o site, o defensor lidera índices de passes certos, acerto no passe, bolas recuperadas e duelos aéreos ganhos. Além disso, com Léo Pereira na defesa, o Fla passou por três jogos sem sofrer gols. O camisa 4 do Mais Querido também marca presença no ataque: dois gols marcados, ambos contra o Botafogo.

Dessa forma, com David Luiz lesionado, a expectativa é de que Sampaoli siga com a dupla na zaga pelos próximos jogos. Neste domingo (21), o Flamengo tem mais um desafio pelo Brasileirão, diante do Corinthians, pela sétima rodada. O duelo acontece no Maracanã, às 16h.