Números mostram como volta de Pulgar é essencial para o Flamengo

16/08/2023, 12:52
Flamengo define se utilizará Erick Pulgar contra Athletico-PR

Antes de entrar em campo nesta noite, Jorge Sampaoli recebeu uma ótima notícia no Ninho do Urubu. O volante Erick Pulgar, lesionado desde julho, finalmente pode retornar aos gramados pelo Flamengo. Sendo assim, o chileno foi relacionado para o duelo contra o Grêmio na Copa do Brasil, que acontece nesta quarta-feira (16).

A novidade despertou ânimo nos torcedores. Isso porque, Pulgar era um dos pilares da equipe de Sampaoli antes de se lesionar. O volante tinha a responsabilidade de organizar o meio-campo do Flamengo, e fazia sua função com êxito. Dessa forma, o SofaScore, plataforma de estatísticas, fez um comparativo de como o Mais Querido joga com e sem a presença de Pulgar. O resultado, porém, foi surpreendente.

Leia mais: Flamengo tem a 2ª pior defesa da Série A

O Flamengo mostra uma fragilidade maior sem Erick Pulgar em campo. Com o camisa 5, por exemplo, o time de Sampaoli teve um aproveitamento de 81% dos jogos. Em contrapartida, sem o volante, o número cai bruscamente para 54%. Além disso, a média de gols sofridos também subiram sem Pulgar: agora, 1.34 por jogo, e antes, menos 0.50 por partida. Veja, portanto, o comparativo completo:

Sendo assim, a volta de Pulgar ao time representa um acalento para um Flamengo desorganizado. O Mais Querido enfrenta o Grêmio nesta quarta-feira (16), após resultados preocupantes pela Libertadores e Brasileirão. Contudo, nesta noite, o Rubro-Negro recebe o tricolor gaúcho já com uma boa vantagem no placar, precisando apenas cumprir o dever de casa para garantir vaga na final da Copa do Brasil.

Com Pulgar, Sampaoli tem quatro opções para enfrentar o Grêmio

Assim, além de Erick Pulgar, Jorge Sampaoli tem outros três nomes à disposição: Allan, Thiago Maia e Gerson. Escalar o chileno já como titular nesta quarta-feira pode ser arriscado, visto que Pulgar está sem ritmo de jogo. Portanto, o treinador deve optar por reproduzir a dupla na volância que funcionou contra o São Paulo: Thiago Maia e Allan, eleito o melhor da posição na última rodada.


Partilha