Números de Gerson em 2022 são superiores aos volantes do Flamengo
Qual será o meio-campo titular do Flamengo? Com a chegada de Gerson, essa é a dúvida que paira na cabeça de torcedores e especialistas. É que Thiago Maia e João Gomes fizeram ótima temporada pelo Mais Querido, mas ainda assim, mesmo jogando mais partidas, não superaram os números de Gerson na França, sobretudo ofensivamente.
Gerson é quem mais marcou gols, balançando as redes dez vezes. O mesmo vale para as assistências: seis. Vale destacar que com Sampaoli, o ‘Joker’ jogou como atacante de lado em muitos momentos. Chances de gol, chances criadas, porcentagem de sucesso nas chances, finalizações, chutes no gol, passes chaves e passes precisos também são destaques de Gerson frente aos outros volantes do Flamengo: Arturo Vidal, João Gomes e Thiago Maia. Veja os números:
Como pode-se notar, a maioria dos atributos é dominado por Gerson, que jogou 39 vezes em 2022. João Gomes foi superior nos desarme, além de algumas outras características ofensivas, como conversão nos pênaltis e disputas aéreas. Outras estatísticas defensivas foram dominadas por Thiago Maia, e Arturo Vidal, que foi reserva, tem pouco destaque no meio dessas estatísticas. Interceptações, rebotes e bolas recuperadas são domínios de Thiago Maia. Veja o restante das estatísticas:
Analista do MRN discorre sobre meio-campo titular de Vitor Pereira no Flamengo em 2023
Os números trazem dor de cabeça ao técnico Vitor Pereira, que certamente não deixará Gerson de fora do time. O volante é ídolo pelas conquistas em 2019 e, mais do que isso, chegou ao clube para esta temporada por uma quantia significativa de dinheiro. As negociações não foram fáceis e seu tempo de jogo deve fazer jus ao esforço da cúpula rubro-negra.
Para Douglas Fortunato, analista tático do MRN, Gerson com certeza será um dos dois volantes titulares no Flamengo em 2023.
“Pensando no meio-campo do Flamengo, acho que vai ser muito difícil o Gerson não ser titular. Por causa da qualidade dele e o que vem apresentando no Olympique de Marseille até a chegada do Tudor, que barrou ele. Ele fez uma ótima temporada. Chegando, se torna o melhor volante da equipe”, opina Douglas.
Ele ainda entende que Vidal não deve ser titular muito por conta da idade e seus problemas físicos, que já foram apresentados em 2022 e podem continuar acontecendo: “Pensando nesse segundo volante, não vejo Vidal titular por conta das questões físicas. É uma ótima opção de segundo tempo e rotação de elenco”.
Thiago Maia ou João Gomes?
Além disso, Douglas explica que a disputa pela segunda vaga deve ficar entre Thiago Maia e João Gomes.
“Em relação ao Thiago e ao João Gomes, vai muito do que o técnico vai querer. Se quiser proteção, cobrir espaços, fazer coberturas, vai de Thiago. Se quiser um cara com saída melhor e pressionar melhor, é João. A questão do passe, girar, fazer o apoio frontal. Ele tem dificuldades, mas é superior ao Thiago. Os passes mais arriscados, o João arrisca mais. Vai muito dessa situação e da opção do Vitor, o que ele vai querer. É Gerson e mais um”, finaliza.