Números expõem Grêmio como maior freguês do Flamengo na atualidade
Nesta quarta-feira (16), o Flamengo venceu o Grêmio por 1 a 0 e se classificou para a final da Copa do Brasil. O triunfo no torneio nacional amplia a vantagem que o Mengão tem em jogos contra o time gaúcho nos últimos cinco anos, com apenas uma derrota.
Grêmio e Flamengo se enfrentaram 15 vezes no período, e o Fla tem 80% de aproveitamento no confronto. São 11 vitórias do Rubro-Negro, três empates e apenas uma derrota. Além disso, o Mengão marcou 32 gols, média de 2,1 por partida, e sofreu apenas oito.
Leia mais: Gerson tem números fantásticos desde chegada de Jorge Sampaoli
Vale destacar que as equipes se encontraram por mata-matas nacionais e internacionais, com o Flamengo levando a melhor todas as vezes e sem precisar de disputa de pênaltis. Na Copa do Brasil, por exemplo, o clube eliminou o Grêmio em 2018, 2021 e 2023.
Mas os duelos que mais representam a freguesia gremista para o Flamengo nos últimos anos certamente foi pela Libertadores 2019. Apesar de empate em 1 a 1 no primeiro jogo, o Mengão foi amplamente dominante e teve três gols anulados. No entanto, no jogo de volta o Grêmio não conseguiu segurar os craques rubro-negros e sofreu derrota por 5 a 0.
A única derrota do Fla no período aconteceu pelo Brasileirão de 2021, quando perdeu por 1 a 0 no Maracanã. Entretanto, a vantagem da equipe no torneio também considerável. Em cinco jogos desde 2018, o Flamengo venceu cinco, empatou duas e perdeu uma. Ou seja, o clube conquistou 17 pontos dos 24 que disputou.
Renato Gaúcho elogiou atuação do Grêmio: ‘jogamos de igual para igual’
A entrevista de Renato Gaúcho após a eliminação para o Flamengo representa bem o que acontece nos jogos. Apesar de sair do Maracanã com derrota e eliminação, o treinador exaltou a atuação do seu time por conseguir igualar forças com o Fla pela maior parte do tempo.
“As lições que tiramos desses 180 minutos contra o Flamengo é que o Grêmio deixou de ter uma vantagem em Porto Alegre. Você perder por 2 a 0 e depois ter que enfrentar o Flamengo com 70 mil pessoas no Maracanã fica complicado. Mas estou aplaudindo meu grupo apesar da desclassificação. Perdemos a vaga em Porto Alegre. Hoje jogamos de igual para igual, não é fácil. Por isso estou tranquilo, porque eles têm me dado resposta dentro de campo”, disse Portaluppi.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.