Novo esquema tático? Paulo Sousa mexe na equipe do Flamengo e testa nova formação

31/01/2022, 11:35
Paulo Sousa Flamengo dia a dia últimas notícias

O Flamengo pode ter muitas novidades na temporada 2022. Mas não apenas no comando técnico. O treinador Paulo Sousa pensa em utilizar uma equipe com três zagueiros. O modelo de jogo é próximo do que o português já utilizou em outros clubes. A intenção é já utilizá-la contra o Fluminense, durante o Campeonato Carioca.

LEIA MAIS

Sem proposta oficial por Cebolinha, Flamengo prepara estratégia para tirá-lo do Benfica

Flamengo demonstra interesse em zagueiro do futebol brasileiro mas não cita nomes, afirma Mauro Cezar Pereira

Flamengo pode abrir mão de outro jogador após acerto com Marinho

Durante as atividades da última semana, Paulo Sousa treinou o Flamengo num 3-4-3. Entretanto, ainda sem Rodrigo Caio, David Luiz poderia ter Gustavo Henrique e Léo Pereira como companheiros. Mas a entrada de Filipe Luís no setor não está fora dos planos. O jogador esteve afastado dos últimos treinamentos por conta da Covid-19.

No meio-campo, Willian Arão e Andreas Pereira disputariam uma das vagas, assim como Thiago Maia e João Gomes a outra. Arrascaeta segue como o principal articulador da equipe. Segundo o Mundo Rubro Negro apurou, a formação, porém, não é definitiva ainda.

Contudo, há uma preocupação de Paulo Sousa com os flancos do campo, principalmente. Desta maneira, a comissão prevê um time mais equilibrado. No último sábado (29), a jornalista Raísa Simplício também confirmou as informações.

Através de uma imagem de um campo magnético, é possível ver diversas opções. Como Michael e Renê pelo setor esquerdo. Bem como Pedro no lugar de Gabigol – que estava com a seleção brasileira – e Diego Ribas no setor de Éverton Ribeiro.

Foto: Raísa Simplício / Goal

Paulo Sousa já havia declarado que poderia usar o esquema tático no Flamengo em sua apresentação

Caso adote a nova formação, não será novidade para Paulo Sousa. Em seus últimos trabalhos, o português chegou a mesclar o 4-2-3-1 com o 3-4-3. Em sua apresentação oficial, no dia 10 de janeiro, o técnico do Flamengo não escondeu que poderia utilizar o esquema tático:

“Podemos ter dois zagueiros, três zagueiros, dois zagueiros e um lateral, mas o importante em uma primeira fase de construção é ter ter qualidade para sair contra equipes que fazem pressão alta. Porque a grande maioria sabe que não tem capacidade fazer pressão alta, então abaixará o bloco e isso exigirá outro posicionamento”, disse à época.

CONFIRA: Matheus França explica empate com Volta Redonda, mas projeta futuro no Flamengo

Em seguida, Paulo Sousa explicou que o mais importante no seu Flamengo será a participação dos jogadores, não o esquema em si:

“O mais importante, e temos a consciência que, com a qualidade e inteligência dos nossos jogadores, terão a capacidade de interpretação, de entenderem o padrão nosso jogo, vamos criar, nossa direção, nossa identidade e o que fazer. Mas quem dá a qualidade ao jogos são os protagonistas e a ocupação dos espaços. Para mim, esquemas táticos não são o mais importante, não são dinâmicos, são estáticos”, finalizou.


Partilha
Bruno Guedes
Autor

Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes