Nova tecnologia do impedimento estreia na Copa do Mundo

20/11/2022, 15:49
Impedimento semiautomático foi utilizado na partida da Copa do Mundo entre Catar e Equador

Logo na primeira partida da Copa do Mundo, entre Catar e Equador, a nova tecnologia da Fifa para os lances impedimento fez sua estreia e com muito sucesso. Trata-se do impedimento semiautomático que VAR passou a utilizar e promete dar mais precisão e rapidez aos lances.

Aos dois minutos de partida Enner Valencia marcou o primeiro gol da Copa do Mundo, entretanto, rapidamente o juiz consultou o VAR e anulou por impedimento. Em um primeiro momento, com o replay da televisão, não foi possível observar onde tinha irregularidade no lance.

Leia mais: FIFA volta a estudar mudança de formato do Mundial de Clubes

Contudo, após divulgação da imagem analisada pelo VAR, é possível perceber que o jogador do Equador que faz o cruzamento para o gol estava impedido no momento em que há a disputa com o goleiro. Um lance difícil que foi resolvido em poucos minutos graças à tecnologia.

Entenda o impedimento semiautomático que está sendo utilizado na Copa do Mundo

A nova ferramenta utiliza 12 câmeras no teto do estádio para rastrear a bola e 29 pontos de cada jogador. Que incluem “todos os membros e extremidades que são relevantes” para uma possível marcação de impedimento.

Além disso, a bola oficial da Copa, Al Rihla, conta com um sensor interno para que os árbitros do VAR possam identificar com precisão o momento de contato do jogador com a bola. Em seguida, os árbitros da cabine recebem um alerta automático com a indicação de impedimento. O alarme deve ser verificado de forma manual.

O jogo de Catar e Equador mostrou que a tecnologia acelera em muito o processo de checagem. Cerca de dois minutos depois que o gol foi feito, o juiz recebeu a recomendação do VAR para anular e a bola voltou a rolar.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.