Notas do jogo do Flamengo: Zagueiro da base brilha com Cebolinha e De La Cruz estreia bem
A estreia do Flamengo na FC Series, antiga Florida Cup, certamente serviu para Tite observar seu planos táticos e para a torcida que compareceu ao Al Lang Stadium festejar.
A vitória por 2×0 construída frente a um fraco time do Philadelphia Union, da MLS – primeira divisão nacional dos EUA -, foi toda construída no primeiro tempo.
Etapa inicial que trouxe surpresas. Tite escalou João Carbone, zagueiro do sub-20, como lateral-esquerdo, optou por David Luiz ao lado de Léo Pereira e de Allan como cabeça-de-área. Além disso, experimentou Matheus Gonçalves para guardar ainda mais Giorgian De Arrascaeta.
➕ Conheça Carbone, lateral titular em Flamengo x Philadelphia Union
Primeiro tempo: um time mais físico e vertical
A time estava bagunçado nos primeiros minutos do jogo. Com dificuldade para sair de sua defesa, o improvisado Carbone, neto do saudoso José Luiz Carbone, demonstrava nervosismo. Contudo, após duas furadas seguidas, o garoto matou na caixa bonito e levou a torcida do Flamengo à loucura.
Aos poucos, a equipe rubro-negra se encontrou o suficiente para arrefecer o ímpeto estadunidense. Gerson colocou a bola pra rolar, David Luiz e Léo Pereira se impuseram com mais vigor, e Varela começou a ser mais acionado por Rossi para ajudar na organização de trás.
A movimentação de Gerson, Pedro e, principalmente, Cebolinha, gerava mais opções para Carbone triangular e o time começou a ganhar força ofensiva pelos dois flancos ofensivos.
Da estreia nervosa para a satisfação geral da Nação. Carbone lança a bola com bonito efeito a feição para Cebolinha ficar cara a cara com o goleiro que o derruba. Pênalti. Pedro. Gol.
Cebolinha faria o segundo tento: um golaço, aço, aço. O camisa onze está cada vez mais insinuante e perigoso. Quem apostaria em tamanha volta por cima no Flamengo?
Segundo tempo: time muito mais técnico e envolvente
A etapa final foi de um time de toque, menos rápido, sem Luiz Araújo e Cebolinha. Porém, o que todos queriam saber mesmo era como seria os primeiros minutos do uruguaio Nicolás de la Cruz com o Manto Sagrado. Não foi brilhante, mas foi além das expectativas. Participou muito, testou o entrosamento com Arrasca e até bateu faltas, uma com muito perigo.
O placar terminou com em zero a zero na etapa final. Mostrando que Pulgar não tem reserva à altura no momento. O time no primeiro tempo acusou muito sua falta e essa talvez seja a maior preocupação que devemos ter na janela. Não dá para prever se Allan resolve.
Gabriel entrou no lugar de Pedro e apareceu bem ao marcar um gol, mas estava impedido. BH27 também mostrou teve bons momentos. Com Arrascaeta, o Flamengo redireciona seu jogo para uma esfera estética mais habitual nos últimos anos, ao qual também é a forma que a torcida tradicionalmente mais gosta.
Um bom amistoso após os três pontos com goleada diante do Audax. O time principal do Flamengo vai a campo novamente pela Series FC, neste sábado (27), às 15h (horário de Brasília), contra o Orlando City.
Enquanto o time principal excursiona na América do Norte, os Garotos do Ninho empataram com o Nova Iguaçu no Almeidão, em João Pessoa. E enfrenta a Portuguesa-RJ na Arena das Dunas também no sábado (27), mas um pouco mais tarde, às 18h10.
Notas de Flamengo 2×0 Philadelphia Union, torneio FC Series 2024
ROSSI: Para um amistoso sujou bastante o uniforme e foi bem em todas as jogadas exigidas a ele. Nota: 7,0.
↪️ Caio Barone: Entrou pra sentir o gosto do profissional e saltou em uma bola só pra se sujar. Sem nota.
🟨 ALLAN: Precisa evoluir , precisaremos dele na temporada. Falha ainda em dar dinâmica. Início de trabalho e ele vem de lesão aguardemos. Nota: 5,0.
↪️🟨 Erick Pulgar: Joga muito, sabe os caminhos do campo está em todos os nuances da partida. Toca, marca e da opção de desafogo. Nota: 7,0.
LUIZ ARAÚJO: Com as iminentes convocações terá muitas chances durante o ano. Fôlego tem e vontade vamos aguardar a evolução para ser mais decisivo. Nota: 6,0.
↪️ De La Cruz: Grande atração do amistoso, mostrou desenvoltura. Rápido , bons passes tanto com a perna esquerda quanto com a direita. Se movimentou muito e teve chances de marcar. Mostrou um bom cartão de visita. Será titular só não sabemos aonde ainda. Nota: 7,0.
DAVID LUIZ: Apareceu muito na saída de bola, sempre com qualidade. Além disso, mostrou estar afiado nos poucos combates que precisou dar. Nota: 7,0.
↪️ Fabrício Bruno: Assim como Cleiton, foi pouco necessário na defesa. Nota: 6,0.
LÉO PEREIRA: Fez bem sua função e foi absoluto no jogo aéreo, mas é verdade que teve pouco trabalho. Nota: 7,0.
↪️ Cleiton: Teve ainda menos trabalho que Léo Pereira. O segundo tempo foi disputado em ritmo de treino. Nota: 6,0.
TITE: Fez o básico da pré temporada, começou com o time que considera titular e resolveu o jogo antes das trocas e dos testes. Nota: 8,0.
GERSON: O Coringa começou voando na temporada 2024. Vai se entendendo muito bem com Cebolinha. Uma bela tabela no gol do Cebolinha. No defensivo esteve muito bem na marcação. Nota: 8,0.
↪️ Victor Hugo: Entrou meio sem saber qual seria sua função no meio de campo. Ainda não se deu conta que a temporada começou. Pareceu meio disperso. Nota: 4,0.
🟨 MATHEUS GONÇALVES: Voltou bem ao Flamengo. Se movimentou bastante e deu bons passes, apesar de estar jogando mais por dentro. Nota: 7,0.
↪️ Arrascaeta: Seria chover no molhado dizer que ele entrou bem. Que neste ano de 2024 as lesões não atrapalhe seu desempenho. Nota: 7,0.
🏆⚽ EVERTON CEBOLINHA: O melhor do jogo sem dúvida. Sofreu o pênalti e aí da meteu um golaço. Segunda partida no ano como melhor jogador do Flamengo em campo. Nota: 9,0.
↪️ Bruno Henrique: Entrou bem , conseguindo fazer suas jogadas de profundidade quando a bola chegou nele. Nota: 6,0.
VARELA: Excelente primeiro tempo, defensivamente muito seguro, consistente e com bons passes. Nota: 7,0.
↪️ Wesley: Ao contrário do Varela, vai bem melhor ofensivamente, defensivamente ainda é muito vulnerável. No segundo tempo teve algumas falhas que se o time adversário fosse um pouco melhor teria grandes chances de abrir o placar. Nota: 5,0.
JOÃO CARBONE: Zagueiro que jogou como lateral esquerdo e se comportou muito bem na função. Jogador com passadas largas e boa estatura. Pena que não terá muitos chances ao longo da temporada. Nota: 7,0
↪️ Ayrton Lucas: Claro que é início de temporada, porém fez um jogo muito abaixo do que se espera. Muito disperso, me pareceu bem fora de ritmo ainda. Nota: 5,0.
⚽ PEDRO: Artilheiro do time na temporada passada, começou a contagem dos gols desta temporada. Fez um bom jogo, aparecendo e fazendo boas tabelas com os jogadores de meio-campo e boa movimentação. Nota: 7,0.
↪️ Gabigol: Hoje reserva, precisa entrar ligado no jogo pra tentar recuperar sua posição no time titular. Tenho achado ele meio perdido no esquema do Tite desde sua chegada. Hoje, teve poucas chances pela queda do time na metade do segundo tempo. No jogo de hoje foi pouco efetivo, até teve boa movimentação, e deu um passe para finalização do DLC. Pouco pra quem precisa mostrar que merece voltar ao time. Nota: 5,0.
O que deu certo?
O time mostrou entrosamento e qualidade com a bola no pé. Além disso as 10 alterações no intervalo não desfiguraram a equipe. Todo mundo sabia o que fazer em suas funções.
O que deu errado?
O meio campo do Philadelphia encontrou alguma liberdade à frente da nossa área no primeiro tempo.