Notas do jogo do Flamengo: atuações ruins em abundância contra Orlando

28/01/2024, 14:58
Bruno Henrique e Arrascaeta caminham no gramado após o empate em 1 a 1 com o Orlando City

O empate em 1 a 1 diante do Orlando City, neste sábado (27), no Inter&Co Stadium, em Orlando, foi um jogo ruim do Flamengo. Bem mais pegado, porém, que a estreia no FC Series 2024 contra o Philadelphia Union, equipe que também disputa a MLS, derrotado pelo Mais Querido dos EUA.

É bom frisar que a temporada americana do “soccer” também está começando. No entanto, ou o Orlando City mostrou mais preparo tático e físico, ou o Rubro-Negro não deu 100% do que poderia entregar neste preparatório.

Ana Thaís Matos comenta janela do Flamengo: ‘Reflexo de um clube organizado’

Natural, mas questionável para um elenco vindo de um ano ultra decepcionante e que deveria mostrar mais para Tite. Agora, porém, vamos falar sobre o confronto no seu contexto individual, através das notas e comentários das atuação. E desta vez os aferidores, além deste que vos escreve, foram Igor Souto, Ricardo Bittencourt e Iago Cotrim.

Notas de Flamengo 1×1 Orlando City, torneio FC Series 2024

ROSSI: Não teve culpa no gol do Orlando. No segundo tempo rebateu uma bola meio estranha pro meio da área. Nota: 7,0.
↪️

🟨 ERICK PULGAR: Foi envolvido na tabelinha no gol do Orlando. De resto, não comprometeu. Nota: 6,0.
↪️🟨 Allan: Não comprometeu, mais também não foi melhor do que o Pulgar. Necessita pegar novamente o ritmo quentinha na época do Atlético MG. Nota: 5,0.

🏆⚽ PEDRO: Apareceu bem com boa movimentação no ataque. Fez um gol oportuno… Em compensação perdeu um gol que não costuma perder. Nota: 8,0.
↪️ Gabigol: O banco de reservas e esta história de renovação têm influenciado no seu desempenho. Precisa deixar alguns assuntos de fora para voltar a ser o Gabigol e não o Gabriel que jogou na Europa. Nota: 4,0.

🟨 VARELA: Perdeu uma bola desnecessária, mas mostrou que pode ser uma peça importante no time. Deu bela assistência e quebrou um galho na esquerda. No jogo de Tite será titular incontestável. Nota: 6,0.
↪️ Cleiton: Entrou pra fechar a ala. Não é lateral. Nota: 5,0.

GERSON: Começou o ano com fôlego e dando dinâmica no meio. Precisa encostar pra finalizar e dar suporte aos meias. Boa partida. Nota: 7,0.
↪️Luis Aucélio: Primeiro precisa mudar esse nome! Deu umas pegadas no meio e pareceu afobado, mas faz parte. Finalizou uma bola e manteve as mordidas nos adversários. Nota: 5,0.

DAVID LUIZ: Apareceu muito na saída de bola, sempre com qualidade. Além disso, mostrou estar afiado nos poucos combates que precisou dar. Nota: 7,0.
↪️ Fabrício Bruno: Assim como Cleiton, foi pouco necessário na defesa. Nota: 6,0.

LÉO PEREIRA: Poucas antecipações. Neste quesito piorou muito. Neste jogo, teve mais a ajuda de um bem mais postado Ayrton Lucas. Não fez uma partida no geral comprometedora, mas longe de destaque positivo. Nota: 5,0.
↪️ David Luiz: Já fazendo embate contra um ataque reserva do Orlando não teve problemas. Arriscou algumas bolas longas como de costume e ganhou terreno ofensivo conduzindo a bola em alguns momentos. Tentou ajudar como sempre. Nota: 6,0.

DE LA CRUZ: Arrascaeta fez questão de procurar o amigo sempre que possível para tabelinhas. Tite fez questão de vê-lo também na esquerda. Participação importante no gol de Pedro, quando viu a descida de Varela e fez ótima abertura. Após a entrada feia de Catargena baixou o pique. Nota: 7,0.
↪️ Luiz Araújo: Alterna momentos de bom toque e visão de jogo com outros de péssima qualidade técnica e duvidosa noção de construção de ataque e ocupação de espaços. Não será um reserva esquecível, mas nunca um titular imprescindível. Nota: 5,0.

👎CEBOLINHA: Partida horrorosa. Nada produziu, seja pela esquerda ou direita. Nota: 2,0.
↪️🟨 Bruno Henrique: Deu mais força ao lado esquerdo, flanco em que se manteve durante todo o tempo em campo. Tentou de tudo para acionar Gabigol revisitando o velho entrosamento, mas as decisões não trouxeram a eficácia necessária. Nota: 5,0.

👎ARRASCAETA: O uruguaio está devendo há bastante tempo, mesmo com alguns lampejos. Não consegue produzir nada e erra a maioria de tudo que tenta, hoje acertou um passe para o Pedro e nada mais. Caso o Tite opte pelo 4-3-3 tradicional, Arrascaeta seria o meia preterido entre os que entraram hoje, na minha opinião. Precisa ser mais cobrado pela torcida que o trata como um deus imune a críticas.
Nota: 2,0.
↪️ Victor Hugo: Infelizmente o promissor Victor Hugo não teve tempo para mostrar seu futebol, saindo machucado. Na pré-temporada de 2023 também se lesionou, torcemos para que dessa vez não seja grave como no ano passado. Nota: Sem nota.
↪️ Matheus Gonçalves: Se movimentou muito bem por todo o campo de jogo, protagonizando boas viradas clareando o jogo e tentando jogadas individuais. Gostei do garoto que mostra ter um teto muito alto pra evoluir, merece ter mais chances e tenho a sensação de que Tite conta com ele. Nota: 6,0.

Fabricio Bruno: Falhou de forma absurda no gol tomado, mas no restante da partida ganhou todos os confrontos e salvou o Rossi de trabalhar em vários momentos. Partida positiva. Nota: 5,0.

Ayrton Lucas: A presença do Cebolinha tira do Ayrton o que tem de melhor, as subidas. Ficando preso lá atrás conseguiu marcar bem e não deixou o Orlando criar nada do seu lado. Nota: 6,0.
↪️ Wesley: Desse não falarei de seu potencial de crescimento ou por ser muito novo. Quero falar do tanto que ele é limitado hoje. Não acrescentou em absolutamente nada, seu raciocínio extremamente lento não possibilita que ele crie algo de bom. Nota: 3,0.

O que deu certo?

Valeu pela estreia de De La Cruz como titular e como observação em geral, como deve ser um jogo de pré-temporada.

O que deu errado?

Individualmente, muita coisa, como expusemos nas notas acima. Coletivamente, o que chamou a atenção foi a fragilidade da linha defensiva. O time tomou sufoco do Orlando, que chutou mais e mereceu vencer muito mais do que o Mengão.


Mundo Rubro Negro
Autor
Notícia e opinião de qualidade sobre o Flamengo desde janeiro de 2015