Notas de Internacional 1x1 Flamengo: Gerson, Rossi, Ortiz e Pulgar vão bem
O Flamengo perdeu uma grande oportunidade de sair vitorioso contra o Internacional, em jogo adiado do primeiro turno, nesta quarta-feira (30), no Beira-Rio. O empate em 1 a 1 manteve os dois times imóveis na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.
O gol do Flamengo foi marcado por Alcaraz, em cobrança de pênalti no fim do primeiro tempo. A etapa inicial foi de alternância na liderança das ações, com o time da casa dominando as ações no começo da peleja, mas com o Flamengo terminando melhor. A penalidade cometida pelo ex-Flamengo Thiago Maia foi apenas um sintoma da superioridade rubro-negra.
➕ Filipe Luís avalia atuação de Alcaraz contra o Internacional: ‘Fico feliz com o jogo que ele fez’
Infelizmente, os comandados de Filipe Luís não conseguiram manter o ritmo no segundo tempo. Desde o primeiro minuto da volta do intervalo, o time de Roger foi mais assertivo no ataque e o Flamengo viveu da expectativa de encaixar contra-ataques. O mais irônico é que eles existiram. Alcaraz perdeu um gol incrível por volta dos 30 minutos. O tento muito provavelmente daria os três pontos ao Flamengo.
Com o time visivelmente cansado em campo, Filipe Luís demorava a mexer, parecendo não confiar nas opções no banco para o momento. O meio de campo do Mais Querido estava com a língua de fora. Gerson, Alcaraz, Evertton Araújo e Pulgar não conseguiam acompanhar o ritmo e marcavam com os olhos. O Inter empilhava chances, até que Araújo perde a bola de forma tola ao tentar arrastar o time para o ataque e Allan Patrick aciona Valência, que iguala os números do placar.
Não houve surpresa nas escolhas do melhor e do pior do Flamengo neste empate em Porto Alegre. Miguel Peters definiu que foi mais uma partida partida ruim do lateral-esquerdo Ayrton Lucas: “Tem errado na defesa e no ataque e se mostra um ponto fraco pesadíssimo nesse time”.
E Gerson, ainda que com erros pontuais nitidamente vindos do esgotamento físico e mental, foi pela milésima vez na temporada o melhor do Rubro-Negro. Luiz André não esqueceu de enaltecer a categoria e disposiçção gersiana, destacar a liderança do Capitão, mas cornetou Filipe Luís, que mais uma vez não o poupou: “Domingo tem jogo decisivo e nosso capitão precisa estar na ponta dos cascos”.
Rossi: Salvou o time em diversas oportunidades. Termina a temporada numa grande crescente. Nota: 8,0. (DA)
Varela: Sofreu com o Wesley no início do jogo, mas foi se achando, corrigindo posicionamento e fez uma partida aceitável. Nota: 5,0. (DF)
Fabricio Bruno: Jogou o simples e vinha bem, mas a única corrida que ele não podia perder no jogo todo, ele perdeu pro quase aposentado Valência. E isso foi crucial pro resultado. Nota: 2,5. (LA)
Leo Ortiz: Deu susto no primeiro lance, mas, se recuperou fazendo um grande jogo, distribuindo muito bem a bola. Nota: 7,0. (SH)
Ayrton Lucas: Mais uma partida ruim do lateral esquerdo. Tem errado na defesa e no ataque e se mostra um ponto fraco pesadíssimo nesse time. Nota: 3,0. (MP)
Evertton Araújo: Vinha fazendo uma partida irrepreensível, de destaque, mas ao tentar carregar uma bola já no fim do jogo, com o time desprotegido e cansado, deu a chance que o rival teve para o empate amargo. Que sirva de lição ao menino, que tem muito potencial, não pode cometer um vacilo desse. Nota: 5,0. (DF)
Pulgar: Boa partida. Outro jogador que cresceu após o sumiço de Tite. Infelizmente “morreu” fisicamente junto com todo o time. Nota: 6,5. (DA)
Alcaraz: Fez um bom primeiro tempo e bateu bem o pênalti que abriu o placar. Não conseguiu manter o nível no segundo tempo, quando perdeu uma chance clara de gol. Nota: 5,0. ↪️ Matheus Gonçalves: Teve poucas oportunidades. Poderia ter deixado Michael na cara do gol em um contra-ataque, mas não viu o ponta passando e atrasou a jogada. Nota: 4,5. (MP)
Gerson: Mais um jogo desfilando categoria e disposição, porém estava esgotado ao final da partida. Mostrou sua liderança ao deixar o Alcaraz bater o pênalti. Acho que faltou a FL fazer as trocas no fim do jogo pra renovar o fôlego da equipe, e poupar o Gerson da maratona de jogos. Domingo tem jogo decisivo e nosso capitão precisa estar na ponta dos cascos. Nota: 6,0. (LA)
Plata: Muita força e velocidade, é um jogador voluntarioso, mas com habilidade questionável na execução das jogadas. Ainda assim, foi importante enquanto esteve em campo. Nota: 6,5. ↪️ Michael: Entrou pra dá um gás,quando o time tinha pregado, conseguiu algumas escapadas, mas sem um meio campo pra ajudar, acabou defendendo mais que atacando. Nota: 6,0. (SH)
Bruno Henrique: Jogou como 9, brigou com a bola , brigou pela bola, mas sem efetividade. Talvez se tivesse jogado em sua posição habitual teria tido uma melhor jornada. Nota: 4,0. (DF)
Filipe Luís: Acertou o Flamengo durante o primeiro tempo, quando conseguiu escapar da pressão do Inter e dominar o jogo. Infelizmente não conseguiu repetir a façanha na segunda etapa. O Rubro-Negro ficou acuado e Filipe Luís demorou para mexer no time. Essa demora ainda piorou o cansaço de nossos jogadores e aumentou o buraco em nosso meio de campo. Nota: 4,0. (MP)
O que deu certo: Com desfalques e poupando Gabigol, o time volta de Porto Alegre com uma atuação boa na casa de um adversário em ótima fase e super apoiado poelo seu torcedor. Foi um jogo franco ao qual o Flamwengo poderia ter vencido por 2 a 0.
O que deu errado: A performance física novamente deixou seu prejuízo. O time não conseguiu ser efetivo na marcação no meio campo. Além disso, Filipe Luís pecou em não utilizar o banco para renovar o fôlego em campo.
As análises das atuações dos jogadores foram feitas por Miguel Peters (MP), Carol Boueri, Diogo Almeida (DA), Danton Freitas (DF), Luiz André (LA) e Sandro Henrique (SH).