Notas de Grêmio 3x2 Flamengo: Matheus Gonçalves talentoso, incisivo e onipresente
O Flamengo foi a Porto Alegre enfrentar o Grêmio, pela 27ª rodada do Brasileirão, com um time mesclado por reservas e garotos do sub-20. A medida foi tomada para que os titulares fossem poupados para o grande desafio diante do Peñarol, nesta quinta (26), que vale a classificação para às semifinais da Libertadores.
O técnico Tite escalou assim o Rubro-Negro: Matheus Cunha; Wesley (Daniel Sales), David Luiz (C), Cleiton e Ayrton Lucas; Evertton Araújo, Allan e Alcaraz (Felipe Teresa); Matheus Gonçalves, Lorran (Wallace Yan) e Carlinhos.
➕ Flamengo denuncia racismo contra Carlinhos na Arena do Grêmio
O Flamengo começou bem a partida. Tomou um gol fortuito de Cristaldo, um chute de fora da área, mas conseguiu ir para o intervalo com o empate depois de grande jogada de Matheus Gonçalves, o melhor jogador em campo. O resultado de 1 a 1 refletia melhor, mas ainda injustamente, o que foram os primeiros 45 minutos da partida.
O Flamengo começou muito bem também na segunda etapa. Com bom toque de bola, jogadas de improviso bem feitas e passes ligeiros, a virada parecia possível. Mas quem fez o segundo gol foi o Grêmio, apesar de muito muito apático, com contribuição de Matheus Cunha. Uma pena. Um banho de água fria.
➕ Brasileirão: Flamengo vive pior sequência desde demissão de Oswaldo de Oliveira
Minutos depois, Carlinhos foi injustamente expulso. O Grêmio aproveitou para fazer seu terceiro gol. Nos acréscimos, Evertton Araújo juntou força e fúria flamenga para arrancar e dar ao jovem Felipe Teresa a oportunidade de estrear com com gol no Profissional. Menino de estrela esse…
O Flamengo para nos 45 pontos, tem 11 a menos que o líder da competição e agora está fora da zona de classificação para a fase de grupos da Libertadores. Os comandados de Tite voltam a campo no Campeonato Brasileiro em casa, no domingo, às 20h, contra o Athletico-PR.
Sobre as atuações, destaque positivo absoluto para Matheus Gonçalves. “O melhor em campo, chamou a responsabilidade, foi incisivo, tentou armar o jogo em vários lugares do campo. Pela direita infernizou o Reinaldo, onde fez a bela jogada fazendo um belo gol”, analisa Sandro Henrique, que deu merecida nota 7,5 para o meia-atacante da base.
Carlinhos foi injustamente penalisado com cartão vermelho, mas “sobrou” pra ele também o dedinho para baixo de pior da partida, segundo nosso analista Miguel Peters: “Apareceu no jogo para perder um gol e tomar um cartão vermelho que foi, no mínimo, duvidoso”. Sem dúvida uma grande história, mas não é um atacante à altura do Fla, não é mesmo?
Outros destaques, a maioria de jovens: Alcaraz, Cleiton, Evertton Araújo e Lorran. E por pouco Allan não obteve a pior nota novamente. Passa o tempo e a cara contratação do Flamengo não consegue mostrar bom futebol e agressividade com o Manto Sagrado. O erro de Matheus Cunha também não ficou desapercebido.
Matheus Cunha: Uma rebatida estranha no segundo gol e algumas saídas perigosas. De resto, tomou três gols sem defender uma bola sequer. Nota: 4,0. (RB)
Wesley: Primeiros 25 minutos neutros, com aparições no ataque e presença no setor defensivo diminuindo o espaço do Soteldo. Segundo gol do Grêmio ocorreu após a ultrapassagem do Reinaldo que o lateral rubro-negro não acompanha e, assim, abre um buraco no setor defensivo que nem o seu companheiro Allan foi efetivo em cobrir. Um erro conjunto de marcação. Após o time ficar com um a menos não tem muito o que falar do jogo, Wesley se entregou durante o jogo até sair sentindo a coxa depois de uma dividida com o zagueiro do Grêmio. Nota: 6,5. ↪️ Daniel Sales: Entrou no fim por causa do tostão que Wesley recebeu. Sem nota. (JPD)
David Luiz: Mais um jogo que dá mostra de que não tem mais condições de jogar no Flamengo. No terceiro gol, como de costume, estava mau posicionado. Pode ser muito bom nos bastidores, mas em campo não ajuda em nada. Nota: 2,5. (SH)
Cleiton: Não teve culpa no primeiro gol: bola perdida pelo companheiro na entrada da área e tentou fazer o bloqueio. Fez uma partida nem lá nem cá, sem muitas aparições. É um zagueiro promissor e as chances pra ele aparecerão. Nota: 6,0. (JPD)
Ayrton Lucas: Fez até uma partida razoável, melhor do que vinha apresentando nos últimos jogos. Apareceu na frente, achou uma boa cabeçada e, na medida do possível, defendeu até quando o Flamengo teve ânimo na partida. O segundo gol gremista e a expulsão de Carlinhos desanimaram o time. Nota: 5,0. RB)
Allan: Uma quantidade impressionante de passes e dribles pra trás. Só apareceu no jogo fazendo isso. Suspeito que seja filho do Curupira. Nota: 2,0. (MP)
Alcaraz: Um garoto ainda. Teve vontade e disposição e conhecimento de campo, sabe a hora de passar e a hora de pensar. Bons passes e posicionamento. Tem um grande futuro pela frente. Nota: 6,5. ↪️⚽ Felipe Teresa: Instinto e estrela pra fazer o gol já mostrou em outras oportunidades no sub -20 que tem capacidade, que esse menino nos salve do Carlinhos. Nota: 6,0. (RB)
Evertton Araújo: Teve bons momentos. Apareceu bastante pro jogo e não teve culpa nos gols do Grêmio. Ainda fez uma jogadaça na hora do nosso segundo gol. Nota: 6,5. (MP)
Lorran: Alguém precisa orientar seriamente esse menino, a sua indolência e apatia é preocupante. É muito bom jogador, mas o seu desdém é equivalente ao seu talento. Nota: 3,0. ↪️ Wallace Yan: Já com o time bagunçado pelo gol tomado e pela questionável expulsão de Carlinhos, o menino entrou e tentou ser uma opção viável no ataque. Nota: 6,0. (DF)
🏆⚽ Matheus Gonçalves: O melhor em campo, chamou a responsabilidade, foi incisivo, tentou armar o jogo em vários lugares do campo. Pela direita infernizou o Reinaldo, onde fez a bela jogada fazendo um belo gol. Se movimentou por todo o campo ofensivo, e ainda fez alguns desarmes. Algum preciosismo em algumas jogadas, mas, que não muda em nada a ótima partida que fez, mostrou que pode e deve ser muito útil. Nota: 7,5. (SH)
👎🟥 Carlinhos: Apareceu no jogo para perder um gol e tomar um cartão vermelho que foi, no mínimo, duvidoso. Nota: 0. (MP)
Tite: Hoje foi a pá de cal no sonho de conquistar o Brasileiro e na quinta o ano do Flamengo está em jogo. Que o nosso futuro ex-treinador saiba justificar a escolha que fez hoje em abrir mão do campeonato e traga a classificação na libertadores. Apesar do resultado, a molecada se apresentou bem e merecia um melhor resultado. Nota: 4,0. (DF)
O que deu certo: Mesmo com um time recheado de garotos, o Flamengo fez um bom jogo antes da discutível expulsão de Carlinhos. O lado direito do nosso ataque funcionou bem durante o primeiro tempo. (MP)
O que deu errado: Erros de marcação, expulsão boba e chances desperdiçadas. Hoje o Flamengo cometeu todos os pecados possíveis. (MP)