O Flamengo foi a campo contra o Grêmio, nesta quinta-feira (13), no Maracanã, simplesmente sem Arrascaeta, De La Cruz, Varela, Viña e Pulgar, convocados por suas respectivas seleções para a Copa América. Mas não para por aí. Ayrton Lucas e Allan, machucados, nem foram relacionados.
➕ Melhores momentos: Flamengo 2×1 Grêmio – Brasileirão
Pra completar, perdeu Everton Cebolinha e Igor Jesus ainda antes da primeira meia-hora da partida válida pela 8ª rodada do Brasileirão. Não era um confronto fácil. Se o Grêmio arrancasse uma vitória fora de casa deixaria a parte de baixo da tabela e ganharia a confiança que qualquer time adquire após vencer o Mais Querido no Rio de Janeiro.
A noite parecia azedar após as contusões rubro-negras já com um time todo improvisado. Léo Ortiz entrou como um volante-meio-terceiro-zagueiro e Léo Pereira fazia um dublê de lateral-esquerdo. De fato, o time gaúcho se empolgou após as contusões. Apesar de não ter criado grandes chances, ao menos Renato impôs a Tite mais posse de bola.
Mas quem disse que o técnico rubro-negro tinha esta predileção? Quando se viu sem Cebolinha, Adenor fez o simples ao chamar Bruno Henrique. Mas quando perdeu Igor Jesus, cinco minutos depois, optou pela ousadia de ter mais um atacante. A entrada de Luiz Araújo verticalizou o time, deu amplitude e ao mesmo tempo reforçou todo o flanco direito de defesa do Flamengo.
E do azedume da preocupação – calendário, contusões, mexidas e a necessidade de vitória em casa -, veio a festança. Pouco valorizado pela torcida, mas cheio de confiança, Luiz Araújo colocou o doce na boca de 50 milhões de brasileiros com um arremate de fora da área, forte e com veneno suficiente para Rafael Cabral não defender: Gol do Mengão, aos 41′.
➕ JOÃO LUIS JR.: Quando a insanidade da Copa América bateu, o maluquinho Luiz Araújo resolveu
O segundo tempo foi um passeio. O Fla enumerou chances e boas jogadas. Até que Luiz Araújo pediu a sobremesa: após outra boa trama, objetiva e rápida, o ataque oportunizou, diria Tite, os espaços concedidos pelo tricolor do Rio Grande do Sul para deixar o astro da noite dar um belo tapa e marcar o segundo.
Cabia mais. O dois a zero foi injusto com o que o Flamengo apresentou. Mas ninguém ousa reclamar. Afinal, o período de caos começou com tudo em ordem. E quando o time já pensava no próximo desafio, dia 16, contra o Athletico-PR na Arena da Baixada, Edenílson completou em escanteio pro fundo das redes. O meia marcou o gol de honra visitante. E fim de papo. Mengo líder do Brasileirão com 17 pontos.
Notas e avaliações dos jogadores do Flamengo e de Tite
Rossi: Foi seguro nos chutes adversários e saiu bem nos cruzamentos. Também mostrou qualidade na saída de bola. Foi preciso com as mãos e com os pés. Nota: 7,5.
🟨 Wesley: Tite deve estar doido pra chegar alguém na próxima janela. Como ele oscila muito durante o jogo! Nota: 5,0.
Fabricio Bruno: Fez uma partida protocolar. Teve dificuldades em algumas saídas de bola, fora isso não comprometeu. Nota: 5,0.
David Luiz: Que bela partida do Calveludo! Mandou na zaga, saiu pro jogo, acalmou o time em momentos de pressão. E quase faz um golaço num tirambaço de cabeça em um belo escanteio cobrado por Lorran. Mostra que ainda tem lenha pra queimar. Nota: 8,0.
Léo Pereira: Já vimos inúmeros jogadores de origem da posição fazendo jogos piores. Chegou até a arriscar uma jogada de fundo quando o jogo estava praticamente ganho, mas a nota positiva vai pela consistência apesar de improvisado como lateral-esquerdo. Uma pena a desconcentração que deu origem ao gol de honra do Grêmio no último lance da contenda. Nota: 6,5.
Léo Ortiz: Um pouco perdido no inicio do jogo, mas se encontrou rapidamenteno papel do jogador à frente da zaga e que eventualmente precisava ser o primeiro homem a dar o passe de puxada do contra-ataque. Uma atuação dinâmica e assertiva. Uma contratação que fortalece o elenco de verdade. Nota: 7,0.
Igor Jesus: No pouco tempo que esteve em campo, deu a perceber que a bola estava quente em seus seus pés. Errou alguns passes bobos. Saiu machucado. Nota: 5,0.
↪️⚽⚽🏆Luiz Araújo: Iluminado. Fez o que sinto falta boa atacantes do Flamengo, bater no gol de fora da área. Fez dois gols e quase saiu com um triplete. Obs: nunca critiquei. Nota: 10,0.
Gerson: Ótima partida do nosso Coringa. Começou caindo pela direita, e depois foi deslocado pro meio campo. Esteve muito bem na marcação. Nota: 8,0.
Lorran: Boa partida do menino hoje, conseguiu fazer boas arrancadas, puxar bons contrataques e dar bons passes, inclusive na jogada do pênalti (anulado pelo VAR ), na jogada do 2° gol, na qual além de puxar o contraataque também serviu o Pedro que serviu o Luiz Araújo para marcar e em dois lances que foram no travessão, cabeçada do David Luiz numa cobrança de escanteio e um balaço do Luiz Araújo. A seguir assim será um excelente substituto pro El Mago Arrascaeta que está na seleção celeste. Nota: 8,0.
↪️Evertton Araújo: Entrou no fim. Sem nota.
Everton Cebolinha: No tempo que esteve em campo deu apenas um bom passe pro Lorran. Saiu contundido. Nota: 5,0.
↪️Bruno Henrique: Sofreu um pênalti (duvidosamente anulado pelo VAR). Além disso, tentou algumas outras jogadas, mas sem ser muito efetivo. Nota: 6,0.
🟨 Pedro: Partida espetacular em quase todos os quesitos que se cobra de um atacante, mas o poder de fogo hoje não estava muito calibrado. Nota: 8,5.
Tite: Teve que se virar para escalar o time com sete desfalques e conseguiu. O time que começou a partida não estava brilhante, mas apresentava um bom futebol. As lesões obrigaram Tite a mexer cedo no time, mas isso acabou sendo uma benção graças à boa entrada de Luiz Araújo. Tite também aproveitou bem a polivalência de Gerson, usando o nosso curinga em vários setores diferentes. Nosso professor foi bem no primeiro desafio do período de Copa América. Nota: 8,5.
As notas foram aferidas hoje por Miguel Peters, Igor Souto, Diogo Almeida, Marcelo Batista e Danton Freitas. Quer participar da Comunidade MRN? Mande email para contato@mundorubronegro.com pedindo para entrar no grupo de notas!