Na tarde deste sábado (20), o Flamengo venceu o Criciúma por 2×1 em Brasília, em jogo válido pela 18ª rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro começou mal, cedendo espaços e permitindo finalizações ao adversário, que abriu o placar aos 35 minutos do primeiro tempo.
Ao contrário dos últimos jogos, o gol adversário não deixou o Flamengo desesperado e apressado para reverter o prejuízo. Pelo contrário, o Flamengo mostrou apatia e uma sensação de que não sabia o que fazer para vencer a defesa do Criciúma.
➕ A regra é clara: entenda o pênalti em Flamengo x Criciúma
A situação começou a mudar com a entrada de Viña no lugar de Ayrton Lucas e de Léo Pereira no lugar de David Luiz. O lateral uruguaio apareceu dando boas opções pela esquerda e melhorou o time, tanto que o time criou duas boas chances por esse lado: tanto o pênalti perdido por Pedro quanto o gol do empate marcado pelo artilheiro nasceram de jogadas de Arrascaeta pelo setor.
O empate animou o Flamengo, que continuou crescendo com as entradas de Luiz Araújo e Gabi. Quis o destino que o camisa 99 voltasse a mostrar seu poder de decisão e fizesse o gol que garantiu os três pontos e lhe vinha sendo negado por impedimentos nos últimos jogos.
A vitória levou o Flamengo aos 34 pontos e deixou o Rubro-Negro provisoriamente na segunda posição do Campeonato Brasileiro.
Nossos torcedores-analistas chegaram à conclusão que o troféu simbólico de melhor em campo vai para o atacante Gabi. Além disso, a marca negativa de pior em campo foi para o volante Pulgar.
Flamengo 2×1 Criciúma: atuações dos jogadores e do técnico Tite
Rossi: Fez um bela defesa no lance do gol sofrido, mas seus companheiros não o ajudaram no rebote. Foi, na maior parte do tempo, um mero expectador, principalmente no segundo tempo. Nota: 6,0. (EL)
Wesley: Passou pelo jogo sem grandes destaques. Segue errando cruzamentos e matando mais jogadas do que deveria. Nota: 5,0. (MP)
Fabricio Bruno: Hoje esteve inseguro, errando lances que normalmente não erra. Mas contou com sua velocidade em perigosos ataques do rival. Nota: 5,0. (DF)
David Luiz: Marcou a bola no lance do gol e quando deu por si o atacante do Criciúma já estava finalizando a um metro de distância dele. No resto do jogo, passou sem qualquer destaque. Nota: 7,0. ↪️Léo Pereira: Entrou no momento que o Flamengo pressionava para buscar a virada. Não teve qualquer trabalho na defesa. (EL)
Ayrton Lucas: Não há explicação do Viña ser banco do Ayrton Lucas. O futebol dele vem sumindo a cada rodada, mas na panelinha do professor ele vai garantindo a sua discutível titularidade. Uma partida lamentável. Nota: 3,0. ↪️🟨 Viña: A sua entrada deu novo fôlego ao lado esquerdo do time. Inteligente no toque para Arrascaeta fazer a jogada que resultou no gol do Pedro. Que na próxima rodada seja o merecido titular. Nota: 7,5. (DF)
👎Pulgar: Segue muito mal desde sua volta da Copa América. Não que fosse uma sumidade antes, mas está atrapalhando demais o time nos últimos jogos. Nota: 3,0. ↪️ Luiz Araújo: Uma boa finalização e alguns bons passes. Nota: 6,5. (IC)
De La Cruz: Acertou bons passes no primeiro tempo, mas errou muitos domínios bobos e perdeu bolas que não poderia. Nota: 4,5. (MP)
🏆Arrascaeta: Não foi bem no primeiro tempo. No segundo tempo subiu de produção, sofreu um pênalti, deu uma assistência e esteve presente em todos os principais lances do time. Nota: 7,5. (EL)
Gerson: Do estádio, há a impressão de que foi o melhor nome do meio de campo no primeiro tempo, diante da letargia da dupla uruguaia. Mas faltou brilhar mais pelo lado direito. O seu recuo para o meio prometia mais eficiência, mas a lesão o tirou de campo Nota: 6,0. ↪️ 🟨🏆⚽Gabi: Cabe lembrar que foi no Mané Garrincha a sua estreia como profissional na despedida do Neymar do Santos. Havia um frisson na arquibancada por sua entrada, que virou pressão após a perda do pênalti pelo Pedro. O destino sorriu pra o camisa 99 com um dos pênaltis mais bizarros da história do futebol, e, já no fim do jogo, com a enorme pressão pela vitória, o Predestinado deixou o dele, explodindo o Mané Garrincha e garantindo uma difícil, mas importante vitória. Nota: 10,0.(DF)
🟨Cebolinha: Abusou dos dribles forçados e das trombadas nos marcadores, mas os poucos bons momentos pela direita surgiram de seus pés. Nota: 7,0. (MP)
⚽ Pedro: Foi nulo no primeiro tempo e perdeu um pênalti na etapa final, mas fez um belo gol para empatar o jogo e incomodou a defesa do Criciúma. Nota: 6,5. (MP)
Tite: Um Flamengo que só conseguiu criar um lance de perigo e não ser seguro no primeiro tempo, tanto que levou um gol de um Criciúma que não demonstra qualquer destaque. O time subiu de produção quando Tite resolveu atuar como técnico do Flamengo, abrir mão do esquema defensivo e jogar o time pra cima do adversário. A virada foi só uma questão de tempo. Precisa decidir se vai querer continuar com o Flamengo que enfileirou grandes vitórias com meio time titular ou se vai abraçar os jogadores de mais nome e fazer um Campeonato Brasileiro em que o time mais rico do país precisa sofrer pra virar uma partida diante do Criciúma.. Nota: 5,5. (EL)
O que deu certo: A entrada de Viña e Léo Pereira permitiu que todo o lado esquerdo do Flamengo crescesse de desempenho e foi essencial pra vitória. (MP)
O que deu errado: A apatia e incapacidade de ameaçar o adversário durante toda a primeira etapa. (MP)
As notas de Flamengo 2×1 Criciúma (20/07/2024) foram dadas por Danton Freitas (DF), Edson Lira (EL) e Miguel Peters (MP). Quer participar da Comunidade MRN? Mande e-mail para contato@mundorubronegro.com pedindo para entrar no grupo de notas!