Notas de Cruzeiro 0x1 Flamengo: David Luiz e Filipe Luís fazem diferença; Allan e Ayrton Lucas destoam
Flamengo vence o Cruzeiro com uma boa atuação do time quase reserva de Filipe Luís. O placar foi de apenas 1 a 0 muito por conta de mais uma invenção do VAR para prejudicar o Flamengo, que anulou o gol de Alcaraz aos 37 minutos do segundo tempo. Logo depois, Allan, o pior em campo, foi expulso e o jogo teve minutos finais dramáticos.
O técnico rubro-negro soube armar o time para enfrentar Fernando Diniz. No primeiro quarto de jogo chegou, o Flamengo até que foi dominado. Porém, Luís conseguiu acalmar os nervos dos jogadores no Independência.
➕ Filipe Luís revela que Flamengo pode ter dois grandes reforços contra Atlético-MG
A partir daí, a única arma efetiva do Cruzeiro foi pilhar a arbitragem. Deu certo, o Flamengo teve o já citado gol anulado e Allan expulso nos acréscimos, o que nem é uma notícia muito ruim para o torcedor mulambo.
David Luiz, de lado trocado com Fabricio Bruno, na direita, foi muito eficiente na saída e conquistar nosso trofeu de melhor em campo. Foi premiado com um gol que mostrou toda sua presença de espírito. O experiente zagueiro merece não apenas se aposentar no Fla, mas também ser aproveitado num cargo ligado à gestão de elenco.
A vitória fora de casa contra o Cruzeiro veio em ótima hora, já que o Flamengo poderia perder nessa 32ª rodada o quarto lugar na tabela de classificação, com 58 pontos. O Flamengo já retornou ao Rio para começar a preparação para a finalíssima da Copa do Brasil, contra o Atlético neste domingo (10), às 16h30.
Rossi: Uma partida comum, em que foi pouquíssimo ameaçado pelo ataque do Cruzeiro e que seus próprios vacilos é que deram alguma emoção na nossa área. Mas não deixa de ser importante sua participação na saída de jogo e na hora de diminuir o calor do jogo. Nota: 5,0. (LA)
Varela: Fez boas jogadas, tanto na defesa quanto no ataque. Nem horrível, nem maravilhoso. Não comprometeu. Nota: 6,0. (CB)
🏆⚽ 🟨 David Luiz: Fez uma boa partida defensivamente, achou um bom passe e foi inteligente na batida da falta para fazer o gol da vitória. Nota: 7,0. ↪️ Léo Pereira: Entrou para manter o ritmo e não decepcionou. Nota: 6,0. (RB)
Fabrício Bruno: Alternou bons e maus momentos. Foi absoluto pelo alto, mas errou muito na marcação. Além disso, foi afobado várias vezes em que teve a bola nos pés. Nota: 5,5. (MP)
Ayrton Lucas: Só não foi o pior em campo porque competia com Allan. Isso já diz tudo. Nota: 3,5. 🟨 Alex Sandro: entrou para minimizar o “Risco Ayrton”. Recebeu um amarelo injusto. Nota: 5,0. (DA)
👎🟨🟥 Allan: Um começo na sua média de atuação: muito ruim, mas depois foi melhorando junto com o time e até que estava passando desapercebido com até alguns bons lançamentos. Acabou que aos 48 do segundo tempo resolveu dar uma tesoura no adversário e foi expulso, destruindo qualquer possibilidade de avaliação positiva. Nota: 3,0. (EL)
Pulgar: Fez um bom primeiro tempo. Participou da saída de bola e nas construções de jogada. Acertou quase todos os passes, e cometeu só uma falta, mas ela já valeu um amarelo. Nota: 7,0. ↪️ Evertton Araújo: Entrou muito bem, mais uma vez. Controlou a marcação no meio-campo e deixou o time mais seguro. Mas errou um passe na reta final do segundo tempo e deu um contra-ataque pro Cruzeiro. Nota: 6,5. (CB)
Matheus Gonçalves: Bom jogo. Se apresentou bastante, buscou a bola e ainda deu um chute perigoso no primeiro tempo. Nota: 6,5. ↪️ Michael: Entrou fazendo a fumaça de sempre. Correu bastante, incomodou a defesa do Cruzeiro e ajudou na defesa. Nota: 6,0. (MP)
Alcaraz: Me encanta muito sua movimentação e sua verticalidade na transição ofensiva. Mas peca na afobação pra concluir as jogadas, coisa que ele pode aprender bem convivendo com Filipe Luiz e Gerson. Não tenho dúvidas que ele será titular desse time em breve, e enquanto essa hora não chega, precisa amadurecer em jogos do Flamengo como o de hoje, onde sua qualidade traz muita diferença num time tão mexido. Nota: 5,0. (LA)
Bruno Henrique: Fez vários movimentos de facão e ótimos movimentos para receber a bola em condição de velocidade. Foi bem na 1° etapa na 2° deu uma segurada. Nota: 7,0. ↪️ Lorran: Tocou pouco na bola e não teve relevância. Nota: 5,0. (RB)
🟨 Plata: Seu destaque foi a entrega física. Com a bola no pé ameaça partir pra cima mas nunca consegue driblar um marcador sequer. Pelo menos sobra disposição pra marcar. Certamente será reserva quando Luiz Araújo voltar. Nota: 5,5. (EL)
Filipe Luís: Trocou Fabricio Bruno de lado. Com o zagueiro, mais ágil que David Luiz, nossa esquerda ficou mais protegida. Flamengo começou a dominar o jogo quando ele insistiu para que o time retivesse mais a posse de bola. Fez boas trocas. Um trabalho eficiente e surpreendentemente maduro. Nota: 7,0.
O que deu certo: As ideias de Filipe Luís se mostram cada vez mais entendidas pelo elenco. O time misto de hoje jogou como o titular e conseguiu um resultado importantíssimo fora de casa.
O que deu errado: Muitos erros de passe na saída de bola, principalmente pelo lado esquerdo. (MP)
As análises das atuações dos jogadores do Flamengo e do técnico Filipe Luís contra o Cruzeiro foram feitas por Miguel Peters (MP), Carol Boueri (CB), Diogo Almeida (DA), Ricardo Bitencourt (RB), Luiz André (LA) e Edson Lira (EL).