Nota do Grêmio sobre racismo contra Carlinhos expõe defesa do suspeito

23/09/2024, 10:59
Atualizado: 23/09/2024
Torcida do Grêmio cantando na Arena do Grêmio durante vitória por 3 a 2 sobre o Flamengo no Brasileirão 2024

O Grêmio se manifestou sobre o suposto caso de racismo contra o atacante Carlinhos, do Flamengo. Um vídeo viraliza na internet com o momento do jogador entrando no túnel rumo ao vestiário após a expulsão. É possível ouvir uma voz com xingamentos direcionados ao atleta, entre as palavras, estaria o termo racista “macaquinho”. No entanto, o autor da ofensa alega ter proferido outra frase.

De acordo com a nota do Grêmio, que diz ter identificado o torcedor e o procurado para buscar um esclarecimento, a resposta obtida junto ao torcedor gremista foi de que a provocação teria sido: “Está bravinho?”. A pergunta foi repetida por uma criança que também assistia ao jogo.

Tite é direto sobre rumores que o ligam ao Grêmio

“Indagado pelo Clube, o torcedor afirmou que costuma acompanhar os jogos sempre da mesma posição, nas cadeiras próximas ao túnel de acesso ao campo. Disse que, após presenciar o ato do atleta do Flamengo de quebrar a cabine do VAR, falou “tá bravinho?”, frase que foi repetida por uma criança que estava ao seu lado”, diz o trecho da nota oficial do Grêmio.

O Grêmio afirma estudar outras medidas relativas ao episódio e se coloca à disposição das autoridades.

Carlinhos afirma ter sido vítima de racismo em Grêmio x Flamengo

Apesar da nota do Grêmio, o atacante do Flamengo garantiu, ainda no último domingo (22), ter sido vítima se racismo após a sua expulsão. De acordo com o Rubro-Negro, que fez a denúncia, o atacante teria ouvido ainda imitações de sons de macaco, que não aparecem no vídeo. Ou seja, o caso abordado pelo clube gaúcho não foi o único denunciado.

Além disso, o Flamengo também citou o vídeo onde a palavra “macaquinho” teria sido proferida, alegando que é possível escutar com nitidez o que o torcedor diz em direção a Carlinhos.

“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Carlinhos sofreu injúrias raciais ao deixar o campo após ser expulso na partida deste domingo (22), contra o Grêmio, em Porto Alegre. O jogador diz ter escutado imitações de macaco e, em um vídeo de uma matéria do veículo ‘Lance!’, ouve-se nitidamente uma voz proferindo a palavra ‘macaquinho’. O Flamengo apoia totalmente o atleta, repudia o ocorrido e aguarda posicionamento da CBF”, escreveu o Flamengo.

Post by @nacaonews
View on Threads