Nos 5 anos de carreira de Vini Jr, lembre de 5 grandes momentos dele no Flamengo

13/05/2022, 14:24
Vinicius-Junior Flamengo-Brasileirão

O dia 13 de maio é histórico para o maior talento revelado nas divisões de base do Flamengo em décadas. Foi nessa data em 2017 que Vini Jr estreou no profissional do Flamengo. De lá para cá, a carreira do moleque de São Gonçalo teve um crescimento exponencial.

De ridicularizado por pessoas de mente pequena na mídia a jogador mais caro do mundo, Vini Jr tem o céu como limite. Nessa data tão especial, vamos lembrar os cinco maiores momentos da cria com a camisa do Flamengo.

Leia Mais: Estrela do Flamengo, Victor Hugo tem maior multa rescisória do elenco; veja os valores

1. O surgimento

Ainda com 16 anos, Vinícius Jr foi um dos grandes nomes daquela Copa São Paulo 2017. Com 4 gols e 5 assistências em 7 jogos, Vini despertou o interesse de grandes clubes da Europa. Não a toa, o Real Madrid fechou negócio com o Flamengo em maio daquele ano, por 45 milhões de Euros. O Flamengo parou nas quartas de final, perdendo para o eventual campeão Corinthians. Mesmo assim, foi ali que Vini Jr se lançou para o mundo.

2. A estreia

Há cinco anos, Vini Jr virava profissional do Flamengo. Foi em um jogo contra o Atlético-MG. Aos 37 minutos do segundo tempo, o técnico Zé Ricardo colocou o jovem de 16 anos em campo. Foram 12 minutos de futebol, com 9 toques na bola, 1 drible, 2 cruzamentos e 7 perdas de bola. Nada impressionante, mas histórico mesmo assim.

3. O primeiro gol

Cinco meses e 14 jogos depois da estreia, o moleque marcou o seu primeiro gol pelo profissional do Flamengo. E não foi em um jogo qualquer não. Destinado a brilhar nos grandes palcos, Vinícius Jr marcou o quinto gol na goleada de 5×0 sobre o Palestino (CHI), pela 2a fase da Copa Sul-Americana. Depois de marcar, agradeceu ao técnico Zé Ricardo pelas oportunidades: “Desejo tudo de bom ao professor Zé Ricardo, que me lançou aos profissionais. Esse gol eu dedico a ele”. Assista.

3. O título

Foi apenas uma Taça Guanabara, mas conta. Em 18 de fevereiro de 2018, o Flamengo enfrentou o Boavista em Cariacica, Espírito Santo, na decisão do título. Kadu contra abriu o placar e Vini Jr fechou a conta aos 33 do segundo tempo. Após a conquista, Vini falou: “O primeiro de muitos títulos com a camisa do Flamengo. Queria agradecer a toda comissão. E para o time não tenho palavra.”

4. A virada

Era o primeiro jogo do garoto na Libertadores. Ainda reserva, vivia o auge das chacotas na mídia brasileira. Chamado de Neguebinha, tinha a sua capacidade posta em dúvida. Alguns duvidavam que jamais jogasse como titular no Real Madrid (inocentes!). Em 14 de março de 2018, o Flamengo enfrentou o sempre enjoado Emelec, em Guayaquil. Jogo duro, aos 21 minutos do segundo tempo, o placar era 1×0 para os equatorianos. Foi quando Vini Jr entrou em campo, meteu dois gols, virou o jogo e calou os críticos pela primeira vez. Assista.

5. A despedida

Todo rubro-negro sabia que aquele momento ia chegar. vendido por 45 milhões de Euros, o cria esperava o chamado do Real Madrid para começar a segunda fase da carreira. E o chamado veio em junho de 2018. A despedida no Maracanã aconteceu em 10 de junho, com vitória de 2×0 sobre o Paraná, pelo Campeonato Brasileiro. Emocionado com os gritos de “fica” da torcida, Vini fez juras de amor ao Flamengo: “É o clube que sempre me ajudou, me tirou de São Gonçalo, me deu uma vida melhor, cuidaram de mim… Só tenho que gradecer a todos que me ajudaram desde que cheguei ao Flamengo.” Assista.

Até um dia, Vini

Da estreia até a despedida, foram 13 meses de uma relação intensa entre o craque moleque e a Nação Rubro-Negra. Foram 49 jogos, 10 gols e quatro assistências. Ficou o gostinho de quero mais. Hoje Vini é titular absoluto do Real Madrid às vésperas de disputar a final da Champions League contra o Liverpool. É também o jogador mais valioso do mundo, com valor estimado em 166 milhões de Euros (R$ 1 bilhão). Quem sabe, um dia, ele volta.