Nome de Zico dispara ao topo da web após comparação com Zidane: 'Mais jogador'

Ídolo do Flamengo e multicampeão ao longo da carreira como jogador de futebol, Zico teve seu nome disparado ao topo dos trending topics do Twitter que movimentou a internet em torno de uma comparação estatística com o francês Zinedine Zidane.
➕ André Rocha enxerga postura de Zico em Pedro
Em uma postagem do perfil "Futebol Nostálgico", imagens de Zidane e Zico aparecem lado a lado e destacam os números de cada jogador na carreira. E o Galinho leva clara vantagem.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Estatísticas históricas dão vantagem a Zico sobre Zidane
À esquerda da imagem, Zidane disputou 797 jogos, marcou 156 gols e distribuiu 166 assistências. No total, conquistou 15 títulos. Zico, por outro lado, tem 775 partidas, 531 tentos e 235 passes para gols.
O único quesito que o Galinho fica atrás é o número de títulos, com só um a menos: 15 a 14. A comparação indica que, em 22 jogos a menos, Zico marcou 375 gols e deu 69 assistências a mais que o francês.
As 15 taças contabilizadas de Zidane são: Copa do Mundo, Mundial (2), Eurocopa, Liga dos Campeões, Supercopa da Europa (2), UEFA Intertoto (2), Espanhol, Italiano (2), Supercopa da Espanha (2) e Supercopa da Itália.
Na contagem do post, Zico teria: Mundial, Libertadores, Brasileirão (4), Campeonato Carioca (7) e o Mundial de Areia de 1996, o único que não foi conquistado pelo Flamengo.
A lista não considera, é claro, os turnos de Cariocas que costumava lotar o Maracanã nos tempos do Galinho — e que valiam muito, não apenas para os torcedores, mas para os clubes em geral. Era uma época, afinal, em que os Estaduais valiam muito mais.
Além disso, nas décadas passadas, clubes brasileiros costumavam disputar torneios também no exterior, que no fim das contas não entraram nos registros históricos. Esses números, conquistados dentro de campo, elevariam bastante a contagem de Zico.
Torcida do Flamengo invade post e nome de Zico explode
Imediatamente, é claro, a Nação tomou conhecimento da postagem e invadiu com centenas de comentários, seja sobre a comparação em si ou apenas enaltecendo o ídolo Zico.
Até o momento da publicação desta matéria, o post já tinha alcançado quase 300 mil visualizações no Twitter, com 8 mil curtidas.
Naturalmente, rivais fizeram questão de se manifestar, principalmente aqueles mais castigados por Zico — como o Atlético-MG, por exemplo. Outros, mais neutros, também dirigiram as críticas a Zidane.
Zico é monstro, só perde pro Pelé mesmo.
— ⓢⓙⓖ🔴⚫ (@Samuelcokbrs) May 5, 2025
Zico foi um dos maiores gênios da história do futebol mundial. Tecnicamente muito acima de Zidane.
— Leandro (@Leandro_1079) May 5, 2025
O Galo foi mais jogador
— Ramiro (@QuitoRamiro) May 5, 2025
Só um tem copa do mundo sendo decisivo, o outro teve 80% dos seus títulos roubados e pipoca batendo pênalti em copa.
— A razão do meu viver (@Galodoidoo1908) May 5, 2025
Zidane e um crack geracional,mais tem que agradecer muito aquela final de 98 e a final da Champions de contra Leverkusen, de resto sumia direto
— Joao Lopes (@JoaoLopesCRF) May 5, 2025
As carreiras de Zico e Zidane
Em relação aos rumos que deram na carreira, Zidane e Zico tiveram trajetórias diferentes. O francês surgiu no Cannes-FRA e partiu para o Bordeaux-FRA, antes de brilhar na Juventus.
Por fim, partiu para o Real Madrid, clube pelo qual mais se notabilizou na carreira. Ao longo de boa parte desse período, também defendeu a seleção francesa.
Zico, por sua vez, foi revelado pelo Flamengo em 1971 e construiu longa carreira pelo clube do coração, permanecendo até 1983. Após a ida para a Udinese-ITA, voltou em 1985 e seguiu até 1989, quando se aposentou.
No entanto, o Galinho retornou aos gramados dois anos depois, na temporada 1991, para ajudar o Kashima Antlers-JAP a dar os primeiros grandes passos do futebol japonês. Por lá, Zico também se tornou ídolo e é um dos grandes responsáveis por expandir o esporte local.
No total, Zico fez 732 jogos pelo Flamengo, com 434 vitórias, 180 empates e 118 derrotas. Marcou 508 gols e viu o time anotar, no total, 1.460. Ou seja, foi responsável por cerca de 34,7% dos tentos no período.