Em noite histórica de Olivinha, Flamengo bate o Fortaleza e encaminha vaga no NBB
Na noite desta terça-feira (7), o FlaBasquete conquistou mais uma vitória importante no Novo Basquete Brasil. Com início arrasador, o Flamengo voltou a bater o Fortaleza, desta vez por 86 a 66, no Centro de Formação Olímpica, no Ceará, e abriu 2 a 0 nas quartas de final. O destaque da partida foi Gui Deodato, que anotou 16 pontos. Ídolo rubro-negro, Olivinha atingiu a marca de 7 mil pontos no NBB.
Flamengo e Fortaleza voltaram a se enfrentar após a boa vitória rubro-negra no jogo 1, por 79 a 71, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, na última semana. Vale lembrar que, diferentemente das oitavas de final, as quartas são definidas em uma melhor de cinco jogos. Sendo assim, o Mengão está a um jogo de fechar a série.
Escalação do Flamengo: Time modificado e obrigado a vencer
Com a classificação encaminhada para as semifinais, o Flamengo volta a jogar já nesta quinta-feira (9), às 19h30 (horário de Brasília). Mais uma vez fora de casa, no Centro de Formação Olímpica, o time comandado por Gustavo de Conti encara o Fortaleza pelo jogo 3.
Caso o Flamengo volte a vencer no jogo 3 e confirme a sua vaga nas semifinais, o Flamengo fica no aguardo pelo seu adversário, que sairá do confronto entre Bauru e Vasco da Gama. A série entre as duas equipes está empatada em 1 a 1.
Destaques da vitória do Flamengo
- Gui Deodato – 16 pontos;
- Scott Machado- 16 pontos;
- Gabriel Jaú – 13 pontos e 7 rebotes;
Como foi o jogo
Assim como no Tijuca Tênis Clube, o Flamengo comandou a partida contra o Fortaleza. O time Rubro-Negro teve um início arrasador, sufocou o Fortaleza com uma defesa intensa, e abriu logo de cara 14 a 0. Após pedido de tempo do técnico adversário, o Fortaleza conseguiu subir de produção, mas o 1º período acabou com vitória do Mengão por 23 a 15.
O segundo período começou com bola de três de Gui Deodato, e com o Rubro-Negro marcando com uma defesa por zona, que confundiu o ataque do Fortaleza. Quente nas bolas de três, o Mengão seguiu aumentando vantagem, e em pouco mais de dois minutos iniciou uma corrida de 10×6 para abrir o quarto. A parcial do período foi de 26 a 21 para o FlaBasquete, que foi para o intervalo vencendo por 49 a 36.
Mauro Cezar estranha ação do auxiliar do VAR em Bragantino x Flamengo
Na volta do intervalo, o Fortaleza venceu a parcial de um quarto de pouquíssima produção ofensiva do Flamengo. Os donos da casa fizeram 16 a 10 e cortaram a diferença para apenas oito pontos. Sem dar chances para o perigo, o Fla voltou com tudo no último período, venceu a parcial por 26 a 17 e fechou a partida com uma vitória por 20 pontos.
Noite histórica para Olivinha
A noite no CFO também foi histórica para Olivinha, um dos grandes ídolos da história do Flamengo e um dos maiores jogadores do Novo Basquete Brasil. Ao anotar 9 pontos, o ala-pivô de 41 anos ultrapassou a marca de 7 mil pontos no NBB. Em sua última temporada no basquete, o craque se tornou apenas o quarto jogador a atingir tal marca.
Acima de Olivinha estão apenas Shamell, Marquinhos e Alex García, outros três ícones do basquete brasileiro. Vale lembrar que o jogador também é o maior reboteiro da história do NBB.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.