No pódio, Flamengo é único brasileiro em top 10 de clubes no mundo no último ano
Recentemente, a Federação Internacional da História do Futebol e Estatística (IFFHS, em inglês), divulgou o ranking de melhores clubes do mundo. O período de avaliação nesse sentido foi a última temporada, entre junho de 2022 à maio de 2023. Último campeão da Champions League até maio, o Real Madrid é o primeiro da lista; em seguida vêm Manchester City e Flamengo, respectivamente. Palmeiras é segundo melhor brasileiro, na 11ª posição.
Além do Flamengo, o único clube de fora da Europa no top 10 da IFFHS é o Al Ahly, do Egito, na sexta posição. A lista também conta com grandes clubes europeus, bem como Benfica, Manchester United, Inter de Milão, Napoli e Bayern de Munique.
- Real Madrid – 313 pontos
- Manchester City – 279 pontos
- Flamengo – 278 pontos
- Benfica – 257 pontos
- Internazionale – 249 pontos
- Al Ahly – 237 pontos
- Manchester United – 230 pontos
- Porto – 227 pontos
- Napoli – 225 pontos
- Bayern de Munique – 219 pontos
Leia mais: Líder contra Flamengo bilionário, Botafogo oficializa falência do clube
É importante destacar também que a diferença entre Flamengo e Manchester City no ranking é de um ponto. Enquanto o Mengão tem 278 pontos, o clube inglês tem 279. Real Madrid lidera a classificação com 313 pontos, quase quarenta de vantagem em relação ao City.
Flamengo também sobra no Ranking da CBF
No futebol brasileiro, atualmente, Flamengo e Palmeiras disputam uma hegemonia desde os últimos anos. Nos últimos 4 anos, as equipes ganharam todos os títulos, revezando entre si no topo do pódio de Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. Ainda que o Palmeiras tenha sido campeão brasileiro no último ano, o Flamengo se sobressai ao clube paulista, liderando o ranking da CBF.
Enquanto o Flamengo tem 17.210 pontos, o Palmeiras vem logo atrás, com 14.458. A diferença entre os times é de 2.752 pontos. O ranking avalia os últimos 5 anos, porém com pesos diferentes entre elas, já que o ano atual vale mais que o último ano avaliado. Por fim, é importante destacar que o ranking também define vagas para a Copa do Brasil dentre os que não conseguiram via Campeonato Estadual.