No Flamengo, Tite encerra tabu dos tempos de Zagallo

11/10/2023, 13:03
Ao assumir Flamengo após disputar duas Copas do Mundo pelo Brasil, Tite quebra tabu de mais de 20 anos na Gávea

Nesta semana, Tite foi anunciado como o novo técnico do Flamengo. O treinador assume o Mais Querido após seis anos comandando a Seleção Brasileira, de 2016 até 2022. Foram duas Copas do Mundo pelo Brasil, onde Tite alcançou as quartas de final na Rússia em 2018, assim como no Catar no ano passado. Ao chegar no Flamengo para sua primeira passagem, Adenor encerra um tabu de mais de 20 anos.

Isso porque, a última vez que o clube assinou com um técnico que dirigiu o Brasil em uma Copa do Mundo foi com Zagallo, em 2000. Desde então, o Flamengo até fechou com treinadores que comandaram a Seleção, como Mano Menezes, por exemplo, mas sem a experiência de disputar uma Copa.

Leia mais: Fama de retranqueiro, transparência e mais: ex-atletas do Fla opinam sobre Tite

Em resumo, Tite entra para a seleta lista de seis treinadores que disputaram a Copa do Mundo com o Brasil. O gaúcho é apenas o segundo a assumir o Flamengo logo após sua saída da Seleção. Relembre os treinadores com esse feito:

Flávio Costa

Foto: Reprodução

Histórico no Flamengo, Flávio Costa foi vice-campeão da Copa do Mundo, em 1950, realizada no Brasil. A Seleção foi derrotada pelo Uruguai na grande final, e Flávio deixou o comando. Em seguida, o treinador treinou o Vasco e em 1951 assumiu o Fla. Flávio Costa é o técnico com mais jogos pelo Mengão: são 777 partidas em cinco passagens. A ida para o Rubro-Negro após a Copa de 1950 foi sua terceira vez na Gávea, onde permaneceu até 1952, conquistando seis títulos.

Aymoré Moreira

Treinadores que trabalharam no Flamengo após Copa do Mundo pela Seleção Brasileira
Foto: Reprodução

Em 1962, Aymoré foi campeão do mundo, sendo esse o segundo título do Brasil. Depois de vencer a Tchecoslováquia na final, o treinador passou por três clubes paulistas até fechar com o Flamengo em 1967. Porém, sua primeira e única passagem na Gávea foi decepcionante: apenas 15 jogos e um aproveitamento abaixo de 40%.

Zagallo

Foto: Mark Thompson/Allsport

1972-1974

Zagallo conseguiu um feito histórico no Flamengo, sendo ídolo como jogador e também como técnico. A primeira vez do Velho Lobo no Flamengo foi em 1972, dois anos após conquistar o título mundial com o Brasil. Naquela época, Zagallo já era tricampeão da Copa do Mundo: em 1958 e 1962 havia vencido como jogador. Com a fórmula do sucesso nas mãos, o Velho Lobo ganhou quatro títulos pelo Fla na sua primeira passagem, onde permaneceu até 1974.

1984-1985

10 anos depois, Zagallo voltou ao Flamengo. Nesse período longe da Gávea, o treinador comandou o Brasil em mais uma Copa, a de 1974, mas não chegou longe e ficou com o quarto lugar. Entre 1984 e 1985 no Mengão, Zagallo não conseguiu repetir os bons números da primeira vez e venceu apenas uma Taça Guanabara.

2000-2001

Por fim, sua terceira e última vez no Flamengo foi entre 2000 e 2001. Nesses 15 anos de intervalo, Zagallo novamente esteve com a Seleção Brasileira em duas Copas: em 1994, foi tetracampeão cumprindo a função de coordenador técnico, e em 1998, ficou com o vice, ao voltar a posição de treinador. Seu último capítulo na linda história pelo Flamengo foi finalizado com 75 jogos, três títulos e 52% de aproveitamento.

Cláudio Coutinho

Treinadores que trabalharam no Flamengo após Copa do Mundo pela Seleção Brasileira
Foto: Reprodução

Em 1978, Cláudio Coutinho iniciou sua segunda trajetória no Flamengo. A primeira, entre 76 e 77, foi acabou por um convite inesperado de comandar a Seleção Brasileira. Cláudio treinou o Brasil na bagunçada Copa do Mundo da Argentina, onde a canarinha ficou em terceiro lugar.

Ao reassumir o Flamengo após a disputa da Copa, permanecendo até o começo dos anos 80, Cláudio Coutinho fez história: ganhou o primeiro título brasileiro do Mengo, foi tricampeão carioca e responsável por dar vida ao time que venceu tudo naquela década.

Telê Santana

Treinadores que trabalharam no Flamengo após Copa do Mundo pela Seleção Brasileira
Foto: Duncan Raban/Allsport/Getty Images

Um dos maiores técnicos da história do futebol nacional, Telê Santana, entretanto, não teve o mesmo sucesso na curta ida ao Flamengo. Antes de assumir o Fla em 1988, Telê já tinha em seu currículo duas Copas do Mundo: 1982 e 1986, ambas com o Brasil terminando em quinto lugar. Porém, no Flamengo, o treinador não foi avassalador como o esperado: apesar de ter um elenco de peso em mãos, Telê Santana conquistou uma discreta Taça Guanabara em 89 e deixou a Gávea.


Partilha