Neste domingo (7), o Flamengo venceu a Ferroviária com propriedade e se tornou o mais novo líder do Brasileirão Feminino. Enquanto isso, a equipe masculina acumulou a terceira derrota consecutiva no Brasileiro, e beira a zona de rebaixamento salvo apenas pelo saldo de gols. Sendo assim, o planejamento envolvendo o futebol feminino tem muito o que ensinar aos homens.
Isso porque, o clube decidiu manter o mesmo técnico no comando da equipe feminina desde dezembro de 2021. O português Luis Andrade, inclusive, é o único lusitano que deu certo na Gávea após a saída de Jorge Jesus. Em seguida, vieram três treinadores de Portugal para comandar o Mengo, e apenas Luis Andrade garantiu continuidade na equipe das mulheres.
Leia mais: ‘Fizemos o melhor jogo’: Crivelari exalta vitória do Flamengo no Brasileirão Feminino
Desde que chegou, o professor conseguiu elevar o time do Fla de patamar. Na temporada de 2022, Luis Andrade levou o time do Mengão até o vice do Campeonato Carioca, e até as quartas de final no Brasileirão Feminino. No final do ano, o lusitano conquistou seu primeiro título com o Mais Querido: o Brasil Ladies Cup.
Início de temporada positiva para Luis Andrade
Já em 2023, o clube teve um pacotão de reforços para ir com força máxima no grande objetivo da temporada: o Brasileirão Feminino. Foram mais de cinco contratações para o ano, que já começou com título da Copa Rio. Faltando apenas cinco jogos para o fim da primeira fase do Brasileiro, o time de Luis Andrade já colhe bons frutos: é o líder isolado da competição, com a melhor defesa sofrendo apenas 4 gols.
A boa fase das Meninas da Gávea passa diretamente pelas mãos do treinador português, que teve tempo para consolidar o time do Mengão com mais de um ano de trabalho. Dessa vez, Luis Andrade conseguiu, ao lado da diretoria, montar um time competitivo e que irá brigar pelo título da principal competição de futebol feminino do Brasil.
Futebol masculino do Flamengo passa por péssima fase em 2023
Se por um lado, as Meninas da Gávea estão voando e dando aula em planejamento, a equipe masculina do Fla passa por fase terrível na temporada. Mesmo sendo apenas o começo do ano no futebol, o Mengo já está no seu segundo técnico após uma tentativa frustrante com Vitor Pereira. Para tentar consertar, a diretoria escolheu o argentino Jorge Sampaoli, que já enfrenta problemas no time com menos de um mês no comando.
Na janela de transferências, o Fla se reforçou apenas com Gerson e Agustín Rossi, mesmo tendo seis saídas do time. Agora, Sampaoli sofre com desfalques sérios, principalmente no lado direito do setor defensivo. Sem levantar títulos em 2023, o Flamengo passa por dificuldades na Libertadores e soma apenas uma vitória no Brasileirão, com sete gols já sofridos em quatro rodadas.
Sendo assim, Sampaoli espera conseguir igualar a boa fase da equipe feminina entre os homens. Nesta quarta-feira (10), o Mais Querido volta a campo contra o Goiás, com a oportunidade de voltar a vencer no Brasileiro com o apoio da Nação. Por outro lado, as Meninas da Gávea jogam na próxima segunda (15), para manter a invencibilidade e liderança na competição feminina.