No Brasileirão 2009, Flamengo tirou distância próxima da atual

09/10/2023, 10:57
Atualizado: 24/03/2025
Após empate contra o Corinthians, Flamengo está a 11 pontos do líder na classificação, mas já tirou diferença no Campeonato Brasileiro de 2009

O tropeço do Flamengo contra o Corinthians e a vitória do Botafogo contra o Fluminense fez com que a distância entre o Rubro-Negro e o líder do Brasileirão aumentasse para 11 pontos. Essa diferença na classificação dificulta o sonho de uma reviravolta, mas a torcida ainda pode se apegar à arrancada no Campeonato Brasileiro de 2009.

Com 26 rodadas disputadas na atual edição da competição, o Flamengo se encontra na quinta colocação, com 44 pontos, enquanto o Botafogo, líder, tem 55. A essa mesma altura, na classificação do Campeonato Brasileiro de 2009, o Mais Querido estava a dez pontos do Palmeiras, que ocupava a liderança.

Leia também: Relembre três grandes reviravoltas pelo título do Brasileirão para o Flamengo se inspirar

Com o Fla vivendo uma super arrancada e o Palmeiras, em contrapartida, oscilando e deixando pontos pelo meio do caminho, o Mengão chegou ao hexa no Campeonato Brasileiro de 2009. Para tanto, precisou superar adversidades e confiou nos seus grandes nomes rumo à memorável reviravolta.

Assim como no Brasileirão de 2009, mudança de treinador pode ser fundamental para remontada

Outro fator fundamental para o Flamengo conquistar o Campeonato Brasileiro de 2009 foi a troca de treinador. A princípio colocado no posto como interino, o ídolo Andrade teve traquejo para recuperar a confiança do grupo e apaziguar problemas internos gerados por Cuca, seu antecessor.

Do mesmo modo, 14 anos depois, Tite chega a um Flamengo com terra arrasada. As passagens de Vitor Pereira e, posteriormente, de Jorge Sampaoli, somadas às outras várias adversidades, fizeram com que 2023 fosse jogado no lixo. Adenor, no entanto, tem a possibilidade de repetir o sucesso de Andrade no Brasileirão de 2009.

O ex-treinador da Seleção Brasileira tem um perfil agregador e deve buscar, assim como em 2009, retomar a união e recuperar os grandes craques do Flamengo pensando em (por que não?) conquistar um novo Campeonato Brasileiro, o qual ele já conquistou duas vezes pelo Corinthians (2011 e 2015).


Compartilhe
Lucas Tinôco
Autor
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...