Nesta quinta-feira (16), a seleção brasileira enfrenta a Colômbia, no Estádio Metropolitano de Barranquilla, pela quinta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Sem Neymar, Fernando Diniz vai apostar em mais liberdade para Vinicius Júnior no campo ofensivo para buscar a vitória.
Em entrevista antes do confronto, o treinador comentou que as movimentações do ex-Flamengo vão mudar com a ausência de Neymar. Diniz afirmou que Vini terá liberdade para deixar a lateral do campo e atuar mais centralizado, algo que faz no Real Madrid desde a saída de Benzema. De acordo com o treinador, o objetivo é que o atleta repita o desempenho do clube e marque mais gols pela seleção.
Leia mais: Flamengo é líder de arrecadação com bilheteria em 2023; veja o ranking
“Acho que é uma maneira de aproveitar o momento dos dois no Real Madrid, mais por dentro. O Vini não tem jogado só de ponta esquerda, cai do lado, mas tem jogado mais centralizado, fazendo mais gols. O Rodrygo, pela própria característica, tem um encaixe quase perfeito do que penso de futebol. Muito dinâmico, movimentação grande, muito técnico. A característica dele não vai mudar muito”
Vinicius é cobrado constantemente para manter o nível de atuações que tem no Real Madrid com a camisa da seleção. Apesar de já ter feito bons jogos pelo Brasil, principalmente na Copa do Mundo de 2022, Vini Jr ainda não se firmou como um protagonista do time. No total, são 25 partidas, três gols e duas assistências.
Nos primeiros jogos com Fernando Diniz, por exemplo, o atleta foi muito mal no empate com a Venezuela e na derrota para o Uruguai. No entanto, muitos comentaristas apontaram que a presença de Neymar, que também não foi bem, limitou o desempenho do ex-Flamengo.
Sendo assim, a expectativa é que o atacante seja a principal arma ofensiva da seleção e atue mais próximo ao gol adversário. Na atual temporada pelo Real, Vini Jr possui seis gols e quatro assistências em 13 partidas atuando dessa maneira.
Brasil não vence Colômbia fora de casa pelas Eliminatórias há mais de 20 anos
Vinicius Júnior pode ser responsável por quebrar longo tabu da Seleção Brasileira caso marque contra a Colômbia. A última vitória do Brasil sobre o rival em solo colombiano completou 20 anos recentemente. Na ocasião, Ronaldo Fenômeno e Kaká marcaram os gols da vitória por 2 a 1.
Desde então, a seleção brasileira empatou os três confrontos com a Colômbia como visitante. No entanto, apesar do tabu de vitórias, o Brasil também nunca perdeu para a seleção colombiana em disputas de Eliminatórias para Copa do Mundo.
Atualmente, o Brasil está na terceira colocação da classificação com sete pontos. A equipe tem duas vitórias, um empate e uma derrota e está empatado com Uruguai (2º) e Venezuela (4º). Vale lembrar que a partir desta edição, seis clubes recebem vaga para Copa do Mundo através das Eliminatórias sul-americanas.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.