O ano era 2006. Na época, o Flamengo estava indo bem na Copa do Brasil e tinha acabado de eliminar o Ipatinga, de Minas Gerais na semifinal do torneio. No entanto, mesmo com a vaga na grande decisão, a diretoria rubro-negra conduzida por Kleber Leite e já Marcos Braz, decidiu trocar a comissão técnica.
Sendo assim, o escolhido para substituir Waldemar Lemos foi Ney Franco, eliminado pelo próprio Flamengo. Dessa forma, em entrevista recente ao portal LANCE!, Ney deu detalhes sobre a oferta e abordagem do Mengão. Após a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, o Fla enfrentaria o Vasco na final.
Leia também: Torcedor do Flamengo comove web em vídeo no Ninho do Urubu
“Quando terminou a volta no Maracanã, recebi a visita do Kleber Leite no vestiário e fui surpreendido com a notícia de que o Flamengo trocaria de treinador. Eu era o mais cotado para assumir. Logicamente, me coloquei à disposição e na segunda-feira recebi o convite oficial. Ainda tive tempo para trabalhar antes da final, já que era ano de Copa do Mundo e teve uma paralisação para a disputa do Mundial. A inter-temporada me ajudou muito”, disse Ney.
A subida de Renato Augusto ao elenco principal do Flamengo
Em seguida, Ney Franco, que atualmente está sem clube após passagens apagadas por Cruzeiro e CSA, fez uma revelação de como promoveu Renato Augusto ao elenco profissional da época. Nos dias de hoje, Renato é jogador do Corinthians e enfrentará o Flamengo pela final da Copa do Brasil.
“Nas reuniões internas, o Flamengo vinha se queixando da falta de um camisa 10, de um meia de ligação. O mercado também não tinha esse jogador e ele sequer poderia ser inscrito na final, o prazo já tinha passado. Foi aí que o Kleber Leite pediu para que eu observasse um jogador da base e era o Renato (Augusto). Eu levei o Renato para a inter-temporada e lá ele mostrou todo o seu talento, já voltou como titular desse período de treinos. Foi lançado em uma final de Copa do Brasil e correspondeu a altura”, finalizou.
Por fim, Ney conquistou a Copa do Brasil diante do Vasco com duas vitórias. No ano seguinte, levantou o título Carioca. Mas, foi demitido após resultados início no Brasileiro.
Em 2014, Ney Franco recebeu uma nova oportunidade no Flamengo. No entanto, foi novamente demitido após três empates e quatro derrotas.
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...