‘Não passa credibilidade’, diz PC Oliveira sobre VAR em lance de Gabigol

13/07/2023, 12:08
Comentarista PC Oliveira não vê irregularidades em gol do Flamengo sobre o Botafogo

O gol anulado de Gabigol na partida entre Athletico-PR e Flamengo gerou a revolta do clube e de torcedores nas redes sociais. Mas o VAR também foi criticado até por comentaristas de arbitragem, como o ex-árbitro PC Oliveira, que questionou a credibilidade da ferramenta no futebol brasileiro.

Assim, no programa “Troca de Passes”, PC Oliveira questionou o ângulo e a câmera utilizada para a marcação do impedimento pelo VAR: “Qual a melhor para o VAR analisar? A câmera 1. Ficam imagens muito diferentes. Por uma questão de ângulo, na câmera 1, podemos ver que parece que ele está impedido. Mas esse ângulo daria muito mais credibilidade na decisão”, disse, antes de completar:

Leia mais: CBF deve afastar árbitro por erros na rodada, mas não o que errou contra Flamengo

“No ângulo exibido, ficamos em dúvida onde a linha foi traçada. Não estou dizendo que ele traçou no lugar certo, até porque a CBF já admitiu erros em outras ocasiões, mas o fato é: o ângulo e a câmera utilizadas no lance não foram as ideais”. O ex-árbitro ainda falou sobre as linhas do VAR:

“Pela regra, os braços não contam para o impedimento. Portanto, a linha tem que ser traçada no ombro do jogador. Mas nesse ângulo, tão distante, não ficou claro qual ponto que ele utilizou. Por isso a imagem tem que ser compatível com o que a pessoa está observando. Mas com essa imagem, borrada e distante, a impressão que fica é que foi traçada no braço. Pode ter sido a decisão correta, mas não passa credibilidade”, completou.

Flamengo protesta contra a arbitragem

Jorge Sampaoli, que chegou a receber um cartão amarelo por reclamação, jogadores e dirigentes do Flamengo ficaram revoltados com a atuação da arbitragem na Arena da Baixada. Assim, como forma de protesto, o Rubro-Negro optou por não conceder entrevistas após a partida, e se manifestou através das suas redes sociais:

“Por determinação da direção de futebol, atletas e o técnico Jorge Sampaoli não concederão entrevistas após a classificação do Flamengo na Copa do Brasil. Trata-se de um protesto pelos erros repetidos e absurdos durante a partida”, publicou o Flamengo.


Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.