Na raça! Flamengo vira sobre Junior Barranquila e abre vantagem na semifinal da Sul-Americana

23/11/2017, 23:52

Na noite desta quinta-feira (23), o Flamengo venceu o Junior Barranquilla de virada, por 2 a 1, e largou em vantagem na disputa por uma vaga na final da Copa Sul-Americana. O experiente  Juan e o jovem Felipe Vizeu balançaram as redes pelo Rubro-Negro, enquanto Téo Gutiérrez descontou para o time colombiano, perante 41.804 espectadores no Maracanã. 

Com o resultado positivo, o Flamengo está a um empate de voltar à decisão de um torneio internacional após 16 anos. Se vencer, obviamente, o Rubro-Negro também fica com a vaga. Como o gol fora de casa é critério de desempate, o Junior Barranquilla pode avançar caso vença pelo placar mínimo.

O jogo da volta será disputado na próxima quinta (30), no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, às 22h30 (de Brasília). Antes, porém, o Flamengo encara o Santos, no domingo (26), na Ilha do Urubu, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Uma vitória neste jogo pode significar, no mínimo, a classificação para a pré-Libertadores 2018. Por sua vez, o time colombiano terá a semana cheia para se preparar para o segundo e decisivo duelo.

O jogo

O Flamengo iniciou a partida com duas mudanças em relação ao time que derrotou o Corinthians no último domingo. Recuperado de lesão, Réver retomou a posição de titular e capitão do time, fazendo Rhodolfo voltar ao banco de reservas. Já Everton Ribeiro, que iniciou o jogo anterior entre os suplentes, assumiu a vaga de Geuvânio.

Impulsionado pela torcida, o Mais Querido teve a iniciativa do jogo, buscando as ações ofensivas já nos primeiros instantes. A marcação alta do Rubro-Negro o permitiu trocar passes no meio-campo, explorando a posse de bola nos minutos iniciais. Aos 11 minutos, Mancuello recebeu passe de Trauco pelo lado esquerdo, avançou com a bola e chutou forte para o gol. A bola tocou na rede pelo lado de fora, arrancando o grito de gol de alguns torcedores no estádio.

O panorama da partida começaria a mudar no minuto 14, quando o goleiro Diego Alves e Téo Gutierrez trocaram empurrões na área rubro-negra. Ambos foram chamados pelo árbitro venezuelano José Argote, que apenas os advertiu verbalmente. Na sequência, em um novo cruzamento na área, Diego Alves se chocou com Yony González, e acabou deixando o campo com suspeita de fratura na clavícula, sendo substituído por Alex Muralha.

A equipe colombiana aproveitou o momento de instabilidade do Flamengo para ameaçar. E logo no primeiro lance após a troca de goleiro, o Junior Barranquilla inaugurou o placar no Maracanã. Aos 20 minutos, German Gutiérrez conseguiu boa passagem pelo setor esquerdo, fez cruzamento para a área, a bola passou por baixo de Muralha e sobrou para Téo Gutiérrez, no meio da área, estufar a rede.

Sem desanimar, o Flamengo tentou a reação logo na sequência, com chute de Mancuello de muito longe. O Mais Querido ainda teve uma ótima chance para empatar com Felipe Vizeu. No entanto, o atacante rubro-negro, livre de marcação, cabeceou para fora a bola levantada por Everton Ribeiro. Mas a rigor, estas foram as últimas chances de perigo do time rubro-negro na primeira etapa. Demonstrando uma enorme dificuldade na criação, a equipe de Reinaldo Rueda manteve a posse de bola, entretanto, pouco ameaçou a meta defendida por Viera.

O Flamengo retornou do intervalo sem mudanças na equipe, mas com uma postura mais agressiva. No primeiro minuto, Pará cruzou para a área, e Diego subiu livre para cabecear muito perto do gol colombiano. A resposta do Junior Barranquilla veio no lance seguinte, com uma bela tabela entre Chará e Murillo. Todavia, González  não aproveitou o prosseguimento da jogada e perdeu uma boa chance para ampliar.

Diferente do habitual, Reinaldo Rueda não tardou para mexer na equipe. Percebendo a dificuldade do time em furar o bloqueio colombiano, o técnico chamou Vinicius Junior para o lugar de Mancuello, dando, assim, mais velocidade ao time. Mas o Flamengo jogava diante de um adversário muito consciente de sua missão. O Junior Barranquilla não se intimidou com o clima de pressão criado pela torcida rubro-negra. Pelo contrário. No minuto 17, após passe errado de Diego, Díaz recebeu de Teo Guitiérrez, avançou com a bola, mas acabou desarmado por Réver dentro da área.

Se pelo chão o Rubro-Negro não conseguia levar perigo, as jogadas de bola aérea foram buscadas como solução. Só o zagueiro Réver apareceu em duas oportunidades para tocar a bola pelo alto. Aos 30 minutos, em um novo cruzamento de Trauco, Juan apareceu como um foguete para cabecear a bola pro fundo da rede, no canto de Viera.

Nos minutos seguintes, Díaz teve duas ótimas chances para novamente assumir a vantagem no marcador, mas não aproveitou. Diferente do colombiano, Vizeu não deixou sua oportunidade passar. Em um novo cruzamento de Trauco, Arão tocou para trás, e o jovem atacante flamenguista que é canhoto, acertou um belo chute com a perna direita, virando o placar no Mário Filho. Mais tranquilo, o Flamengo administrou a vantagem e conquistou a segunda vitória de virada no ano.

 

Ficha Técnica

Semifinal da Copa Sul-Americana - Jogo de ida
Flamengo 2 x 1 Junior Barranquilla (COL)
Local: Maracanã – RJ
Data: 23 de novembro de 2017

Flamengo: Diego Alves (Alex Muralha); Pará, Réver, Juan e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Éverton Ribeiro (Lucas Paquetá), Mancuello (Vinicius Junior) e Felipe Vizeu. Técnico: Reinaldo Rueda.

Junior Barranquilla: Viera; Murillo, Junior Arias, Rafael Pérez e Germán Gutiérrez; Leonardo Pico, Cantillo, Matías Mier (Lucas Díaz) e Yony González; Yimmi Chará e Teo Gutiérrez (James Sánchez). Técnico: Julio Comesaña.

Gols: 0-1, Teo Guitiérrez, Min. 20 || 1-1, Juan, Min. 30/2T || 2-1, Felipe Vizeu, Min. 37/2T.
Arbitragem: José Argote, auxiliado por Luis Murillo e Carlos Lopez; trio venezuelano.
Cartões amarelos: David Murillo (JUN); Everton Ribeiro (FLA).

Público/Renda: 41.804 (33.854) ||2.049.552,50.

Fotos: Gilvan de Souza / Flamengo


Bruno Vasconcellos
Autor

Amante do bom futebol e apaixonado pelo Flamengo