Se não é sofrido, não é Flamengo. Foi isso que os torcedores pensaram após o apito final no Allianz Parque. O Mais Querido entrou em campo na noite desta quarta-feira (14) diante do líder Palmeiras e mesmo perdendo Márcio Araújo, expulso ainda no primeiro tempo, conseguiu marcar com Alan Patrick e quase segurou a vitória, mas levou gol de Gabriel Jesus no fim da etapa final.
Na raça, o Flamengo conseguiu arrancar um ponto fora de casa em um Allianz Parque lotado e com torcida única. Mesmo com um a menos por mais de 45 minutos, o rubro-negro segurou o adversário e teve atuação forte na defesa.
Zé Ricardo não mudou muito a equipe que enfrentou o Vitória no final de semana. Sem Guerrero, que estava melhor dos problemas estomacais da última semana e com a entrada de Éverton no lugar de Fernandinho, o Flamengo manteve a escalação parecida. Já o Palmeiras que tinha Gabriel Jesus como dúvida, utilizou o jogador durante os 90 minutos.
Agora o Flamengo chega aos 47 pontos, um apenas do Palmeiras. Na próxima rodada, o Mais Querido volta a São Paulo para enfrentar o Figueirense no Pacaembu, às 11h.
O primeiro tempo teve amplo domínio rubro-negro no início. Com ótimas oportunidades e mais de 70% de posse de bola nos 20 primeiros minutos, o Flamengo pressionou bastante e assustou o Palmeiras, que teve dificuldades para conseguir criar. Depois disso, os palmeirenses começaram a sair mais e chegaram perto da área de Muralha, assustando os defensores. Tentando afastar o perigo, Márcio Araújo fez falta e levou o primeiro amarelo, fazendo outra pouco depois e a terceira aos 40 minutos, levando o segundo cartão e sendo expulso. Com um a menos o Flamengo precisou de muita atenção no fim. Para ajudar na defesa, Zé Ricardo optou por tirar Diego e colocar Cuéllar fechando a marcação.
Na etapa final, o Palmeiras colocou Lucas Barrios no lugar de Gabriel, o que deixou a equipe muito mais ofensiva. O Flamengo, porém, não desanimou e pressionou, buscando espaços para sair em contra-ataque rápido. Enquanto os donos da casa pressionavam muito, o Fla conseguia ótima atuação defensiva e faltava pouco para sair o gol. Desta forma, Zé Ricardo decidiu tirar Gabriel para a entrada de Alan Patrick e no primeiro toque, ele recebeu um ótimo passe de Everton e mandou direto para o fundo da rede, abrindo o placar.
Com a desvantagem no marcador aos 17 minutos do segundo tempo, o Palmeiras fez o esperado e foi totalmente para cima, pressionando bastante e assistindo o Flamengo tirar suas oportunidades. Na raça, o Mais Querido ainda teve ótimas chances com Leandro Damião e Alan Patrick, mas sem sucesso. O time alviverde seguiu tentando e aos 30 minutos Gabriel Jesus empatou após fintar Pará e chutar forte, sem chances para Muralha.
As duas equipes ainda tentaram muito nos minutos finais, mas o Flamengo tentava pelo menos segurar o resultado. Diante de diversas oportunidades do Palmeiras, o Mais Querido precisou de muita atenção da defesa e de Alex Muralha, que fizeram ótimo trabalho e garantiram a igualdade no placar.
Ficha Técnica
Palmeiras 1x1 Flamengo
Data: 14/09/2016
Horário: 21h45
Local: Allianz Arena
Palmeiras: Jailson, Jean, Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto; Tchê Tchê (Rafael Marques), Gabriel (Lucas Barrios) e Moisés; Róger Guedes (Cleiton Xavier), Dudu e Gabriel Jesus. Técnico: Cuca.
Flamengo: Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araujo, Willian Arão e Diego (Cuéllar); Gabriel (Alan Patrick), Everton (Marcelo Cirino) e Leandro Damião. Técnico: Zé Ricardo.
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence