Na estreia do Brasileirão, Fla encara Sport e busca aumentar tabu

13/05/2016, 17:59

Lá se vão mais 10 dias sem uma partida sequer. A última foi a vergonhosa derrota por 2x1 para o Fortaleza no Castelão. De lá para cá o Flamengo teve ainda mais tempo para treinar, corrigir os erros e melhorar os pontos fortes para tentar a vitória contra o Sport já na estreia do Brasileirão 2016.

No ano passado, o confronto contra a equipe pernambucana foi marcado por polêmica e revolta por parte dos jogadores do Leão, que alegaram falta de fair play por parte do rubro-negro no primeiro embate. O fato é que o Flamengo venceu um e empatou o outro jogo contra o Sport na temporada que passou, aumentando o tabu para 7 jogos sem perder. Caso não perca na próxima partida, os 8 jogos sem uma derrota por parte do Mengão se tornará a maior sequência invicta do confronto.

Além desse tabu, o rubro-negro carioca não perde como mandante para o adversário do próximo sábado há 8 jogos (4 vitórias e 4 empates) e espera aumentar mais esse também. Ao todo são 19 jogos, 11 vitórias, 5 empates e apenas 3 derrotas para o Fla jogando com o mando de campo.

Veja um gráfico com o histórico dos jogos entre as duas equipes:

grafico
Das 34 partidas o Fla venceu 16, empatou e perdeu 9, marcou 48 gols e sofreu 35.

O Flamengo é o melhor do confronto e com larga vantagem. Porém, tratando-se de estreias em brasileirões, a coisa muda um pouco. Cariocas e pernambucanos se enfrentaram quatro vezes em aberturas do campeonato nacional, com dois empates e duas derrotas para o Mais Querido.

Isso inclusive nos leva a trazer um histórico do Mengão em estreias no Brasileirão desde 1971:

  • 45 jogos (25 como mandantes);
  • 15 vitórias (11 como mandante);
  • 17 empates (9 como mandante);
  • 13 derrotas (5 como mandante);
  • 55 gols marcados (40 como mandante);
  • 46 gols sofridos (22 como mandante).

Escalações:

Durante a semana, Muricy fez alguns testes na equipe e algumas mudanças devem acontecer. No ataque, devem entrar Éverton e Emerson Sheik nos lugares de Fernandinho e Cirino. Com isso o 4-3-3 se mantém. Provável escalação: PV; Rodinei, Wallace, Juan, Jorge; Cuéllar, Arão, Mancuello; Emerson, Éverton e Guerrero.

Do lado do Sport, Luiz Antônio pode começar como titular. Isso se deve pelo fato de Rithely, que é titular no meio do campo, ser dúvida para a partida. Caso não jogue, o atleta do Flamengo que está emprestado ao clube de Recife deve mesmo estar no onze inicial. Provável escalação do Leão: Magrão; Samuel Xavier, Oswaldo Henríquez, Durval, Renê; Lenis, Rithely (Luiz Antônio), Gabriel Xavier, Mark González; Diego Souza e Vinícius Araújo.

Ficha Técnica:

Flamengo x Sport

Data: 14/05/2016, às 16h (de Brasília)

Local: Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda-RJ

Árbitro: Marcelo Aparecido R. de Souza

Assistentes: Rogério Pablos Zanardo e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa

Transmissão: Premiere FC


Lucas Tinôco faz parte da equipe do MRN Informação. Twitter: @LucasTinco


Partilha
Lucas Tinôco
Autor

Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...