Mundo da bola homenageia Gilson Ricardo; jornalista faleceu domingo

23/01/2023, 09:35
Gilson Ricardo, torcedor do Flamengo e ícone do rádio esportivo

Os amantes do futebol foram pegos de surpresa na noite do último domingo (22). Morreu um dos grandes nomes do rádio esportivo brasileiro, Gilson Ricardo. Gilsão, como era conhecido, histórico comunicador com passagens por grandes rádios do Rio de Janeiro, morreu aos 74 anos, após não resistir a um infarto.

Um ícone do jornalismo esportivo, Gilson Ricardo começou sua trajetória em 1973, na Rádio Difusora de Petrópolis, sua cidade natal. Mas a partir de 1977 entrou para a Rádio Globo, onde ficou 35 anos e se transformou em um dos personagens mais queridos do futebol, em programas como o Panorama Esportivo.

Leia mais: Pedro presenteia camisa para futuro xará, mas faz pedido

No último domingo, Gilsão apresentou normalmente a mesa redonda “Bola Em Jogo”, na Rádio Tupi, na parte da tarde. Posteriormente, durante a cobertura da Tupi, Washington Rodrigues, o Apolinho, e Eraldo Leite, lamentaram e prestaram suas homenagens ao colega. Querido por todos, o radialista recebeu homenagens de colegas e de diversos clubes, como o Flamengo.

Homenagens a Gilson Ricardo; Flamengo se manifestou

Clube do coração de Gilsão, o Flamengo soltou uma nota de pesar nas redes sociais. Conforme diz o texto, “O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento do radialista, apresentador e grande rubro-negro Gilson Ricardo. Muita força aos familiares e amigos neste momento tão triste. Descanse em paz, Gilsão”.

Parceiro de Gilson Ricardo durante décadas, José Carlos Araújo, mais conhecido como “Garotinho”, se despediu do amigo com um bonito texto.

“Gilson era um cara excepcional, tinha um astral incrível e inegavelmente marcou seu nome na história da comunicação brasileira. Por várias décadas, tive a honra de estar ao seu lado nas transmissões esportivas, em várias emissoras, tanto no rádio, quanto na TV. Tenho certeza que o seu talento marcante inspirou uma geração inteira de comunicadores. Seu legado será eterno!”.

Assim como Garotinho, Mauro Cezar Pereira também se manifestou:

“Gilson Ricardo marcou época no rádio esportivo do Rio de Janeiro; Fui mais ouvinte do que colega, pois tive pouco contato com ele quando trabalhei no jornalismo do Sistema Globo de Rádio, entre 1985 e 1988. Mas fica a lembrança de tantas jornadas, programas e transmissões”.

Luiz Penido fez uma série de publicações se despedindo do “amigo e irmão”, como assim o chamou:

“Morte que choca. Gilsão foi um dos brilhantes na comunicação”; “Quer perda. Um amigo, um irmão, um comunicador fabuloso que vai deixar muita saudade. Descanse em paz Gilson Ricardo”; “Nunca vamos te esquecer, Gilson Ricardo. Querido e amado Gilsão, descanse em paz”.

Prefeito também se pronuncia

Além disso, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes apontou Gilson Ricardo como um dos responsáveis pela sua paixão pelo futebol. De acordo com o político, “na minha infância e juventude ele foi um dos responsáveis pela minha paixão pelo futebol com sua forma direta e bem humorado de nos contar o que acontecia naquele universo”;

Clubes cariocas também homenagearam Gilsão

Por fim, o velório de Gilson Ricardo acontece nesta segunda (23) das 10h às 14h, no Salão Nobre da Gávea, sede do Flamengo. O sepultamento será às 15h30 no Cemitério da Cacuia, na Ilha do Governador.


Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.