Mundial: possível adversário do Flamengo, América vive grande fase no México

Atualizado: 19/05/2025, 19:59
Jonathan Dos Santos, nº 6 da América, e seus companheiros comemoram após vencer a partida de volta das semifinais entre América e Cruz Azul como parte do Torneo Clausura 2025 Liga MX no Estadio Ciudad de los Deportes em 18 de maio de 2025 na Cidade do Méx

O América-MEX vive um dos momentos mais marcantes de sua história e surge como possível adversário do Flamengo no Mundial de Clubes, marcado para começar em junho.

América-MEX ou LAFC: conheça os possíveis rivais do Flamengo no Mundial

Sob o comando do técnico brasileiro André Jardine, os “azulcremas” garantiram presença em sua quarta final consecutiva do Campeonato Mexicano e seguem com o sonho do tetracampeonato inédito.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

No último domingo (18), o América superou o Cruz Azul por 2 a 1 e carimbou vaga na decisão do Torneio Clausura. O clube agora enfrentará o Toluca, comandado por Antônio Mohamed, o “El Turco”, velho conhecido dos brasileiros após passagem pelo Atlético-MG. Os jogos das finais acontecerão nos dias 22 e 25 de maio.

Mesmo suspenso e acompanhando a partida das tribunas, Jardine foi peça fundamental na classificação. Após perder o jogo de ida por 1 a 0, o América viu o Cruz Azul abrir o placar com Faravelli, no início do segundo tempo, colocando ainda mais pressão sobre a equipe.

No entanto, o gigante mexicano empatou com Martín, de pênalti, e, já nos minutos finais, Borja decretou a virada.

Com o empate no placar agregado (2 a 2), o América avançou por ter feito melhor campanha na fase regular.

Se conquistar o título, André Jardine fará história: será o primeiro treinador a conquistar quatro títulos consecutivos no Campeonato Mexicano, que é dividido entre os torneios Apertura e Clausura a cada temporada.

Já o América busca um feito inédito: nunca antes chegou a quatro finais seguidas, nem venceu quatro campeonatos consecutivos. Um feito que, até hoje, apenas o Chivas Guadalajara conseguiu entre 1958 e 1962.

Possível encontro com o Flamengo

O América terá outro desafio decisivo também neste mês. No dia 30 de maio, enfrentará o Los Angeles FC-EUA, em jogo único valendo vaga para o grupo do Flamengo no Mundial. A Fifa agendou o duelo após a exclusão do León, que pertence ao mesmo grupo empresarial do Pachuca, já garantido na competição.

Quem vencer o confronto entrará no Grupo D da competição internacional, ao lado de Flamengo, Chelsea e Espérance, da Tunísia.

Com um elenco experiente, DNA competitivo e um técnico que já conquistou a medalha de ouro olímpica com a Seleção Brasileira, o América-MEX promete ser um adversário duro.

Além disso, a equipe mexicana é responsável por uma das derrotas mais duras do Flamengo no século, quando venceu por 3 a 0 no Maracanã, pela Libertadores 2008.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.