Mundial que terá 3ª participação do Flamengo começa nesta quarta-feira
A Fifa vai dar o pontapé inicial no Mundial de Clubes, muito cobiçado pelo Flamengo, que vê faltar apenas essa taça para completar o ‘álbum’ dos títulos recentes. O clube vem conquistando tudo o que é possível, mas a Nação Rubro-Negra pede ainda o ‘mundo de novo’, como diz a canção, assim como aconteceu em 1981. O torcedor vai ficar atento aos primeiros passos do torneio com o jogo de abertura entre Al-Ahly e Auckland City, em Tânger, no Marrocos, nesta quarta-feira (1º).
A partida de abertura começa às 16h (Horário de Brasília) e tem transmissão da SporTV. Os times estão na chave do Real Madrid e quem vencer encara o Seattle Sounders nas quartas de final. O vencedor do confronto, que conta com o time da MLS enfrenta o Real Madrid na semifinal, no dia 8 de fevereiro, um dia após a estreia do Flamengo contra Al-Hilal ou Wydad Casablanca.
Leia Mais: Gabigol é mais valioso que elencos de times do Mundial
O Al-Ahly herdou a vaga por ser o vice-campeão africano. Isso porque o Wydad Casablanca, que venceu o campeonato, entrou no torneio como anfitrião, já que o Mundial acontece no Marrocos. O Auckland City, da Nova Zelândia, é o campeão da Oceania.
A Fifa promete show de abertura, mas não revelou a atração. Em nota no seu site oficial, apenas aconselha aos torcedores que cheguem cedo para não perder os primeiros momentos do Mundial de Clubes antes da partida começar. Segundo a entidade, a cerimônia será ‘espetacular’.
Mundial de Clubes marca terceira participação do Flamengo
Esta será a terceira vez que o Flamengo disputa o torneio, vencendo 50% das duas vezes que já jogou a competição. Isso porque o clube venceu o Liverpool por 3 a 0 em 1981 e foi campeão do mundo. Na segunda vez, em 2019, o Mengão voltou a encontrar o Liverpool na final. O Mais Querido fez jogo duro, mas não conseguiu ser superior na prorrogação e acabou perdendo por 1 a 0.
A terceira participação é também a segunda no século e nenhum clube disputou o Mundial de Clubes mais vezes neste período. O Mengo empata com Palmeiras, que jogou em 2020 e 2021, e com o Internacional, participando em 2006 e 2010.