Mundial de Clubes: TAS marca julgamento sobre exclusão do León

26/03/2025, 17:06
Atualizado: 26/03/2025
Jogadores do León cabisbaixos após derrota no Mexicano

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) marcou para o dia 23 de abril o julgamento sobre a exclusão do Club León do Mundial de Clubes da Fifa. O clube mexicano, que estava no grupo do Flamengo, apresentou um recurso contra a decisão da entidade máxima do futebol e tenta permanecer na competição. A data e o local da audiência, que será em Madrid, foram anunciadas pela imprensa mexicana. 

Flamengo x Internacional: datas e horários das quartas da Copa do Brasil Sub-17

O julgamento contará com a presença de representantes do León e do Ajulense, da Costa Rica, clube que iniciou o processo pela exclusão da equipe mexicana. A equipe costa-riquenha se baseia no regulamento de competição da Fifa, que diz ser ilegal a presença de clubes do mesmo proprietário nos torneios. 

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Caso do León e do Pachuca, ambos mexicanos, que pertencem ao Grupo Pachuca, liderado pelo empresário Jesús Martínez Patiño. O Comitê de Apelação da Fifa analisou o pedido do Ajulense, confirmou a irregularidade e anunciou a retirada da 'La Fiera', apelido do León entre os mexicanos.  

A opção de eliminar o León ao invés do Pachuca foi com base no critério esportivo. O primeiro conquistou a vaga pelo título da Copa dos Campeões da Concacaf 2023, enquanto o segundo é o atual campeão do torneio. A Fifa decidiu manter o campeão mais recente. 

Ajulense briga por vaga no Mundial de Clubes

Além de denunciar os times mexicanos, o clube da Costa Rica alega que é o herdeiro legítimo da vaga no Grupo D do Mundial de Clubes. Isso porque, apesar de ser apenas o 15º colocado no ranking da Concacaf, todos os clubes melhores ranqueados são do México ou dos Estados Unidos. E a inclusão de um desses times violaria outra regra da Fifa.

Há um limite de dois clubes de cada país no torneio, com exceção de campões continentais entre 2021 e 2024. Os países citados já possuem seus dois representantes: Pachuca e Monterrey (México); Inter Miami e Seattle Sounders (EUA). 

Todas essas questões devem ser decididas no julgamento do TAS. O tribunal pode dar ganho de causa para o Léon e manter o time no Mundial ou entender o Ajulense tem o direito de participar do torneio. Uma terceira opção é manter a exclusão do León, mas deixar a Fifa determinar quem será o substituto. 

Enquanto aguarda a decisão do TAS, o grupo do Flamengo no Mundial de Clubes conta com Chelsea e Esperance de Tunis. A competição acontece entre 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. 


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.