Mundial de Clubes: TAS julga caso que pode definir grupo do Flamengo

Nesta quarta-feira (23), o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) deu início ao julgamento que pode determinar o clube que vai integrar o grupo do Flamengo no Mundial de Clubes depois da exclusão do León. A última instância da justiça esportiva analisa o pedido da Alajuelense, da Costa Rica, que alega ter direito à vaga, e também vão julgar o recurso do time mexicano.
➕ Chelsea busca contratação de zagueiro espanhol para Mundial de Clubes
A audiência desta quarta-feira foi realizada em Madri, capital da Espanha, e examinou o pedido da Alajuelense. A equipe costa-riquenha entrou com o processo pela vaga antes mesmo da exclusão do clube mexicano. O pedido se baseia no regulamento de competição da Fifa, que diz ser ilegal a presença de clubes do mesmo proprietário nos torneios.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Segundo a imprensa espanhola, o clube apresentou os seus argumentos, testemunhas e documentos para reforçar o direito de para participar do Mundial de Clubes durante a sessão que durou mais de cinco horas. Representantes do León estavam presentes, e um advogado do clube afirmou que espera por uma decisão "nas próximas semanas".
O processo do clube do México chegou ao TAS como um caso independente, já que foi feito somente depois da exclusão. O tribunal vai analisar o caso no dia 5 de maio, e a expectativa é que uma decisão final aconteça ainda em maio, restando um mês para o início do Mundial.
O León e Pachuca, ambos mexicanos e classificados ao Mundial, que pertencem ao Grupo Pachuca, liderado pelo empresário Jesús Martínez Patiño. O Comitê de Apelação da Fifa analisou o pedido do Ajulense, confirmou a irregularidade e anunciou a retirada da 'La Fiera'.
A opção de eliminar o León com base no critério esportivo. O primeiro conquistou a vaga pelo título da Copa dos Campeões da Concacaf 2023, enquanto o Pachuca é o atual campeão do torneio. A Fifa decidiu manter o campeão mais recente.
Contudo, o clube alega que, apesar de pertencer ao mesmo grupo, possui uma estrutura independente ao time do mesmo país e não deveria perder a vaga na competição.
Fifa cogita jogo entre LA FC e América do México por vaga no Mundial de Clubes
Presidente da Fifa, Gianni Infantino afirmou recentemente que irá respeitar a decisão do TAS sobre quem deve herdar essa vaga no grupo do Flamengo no Mundial. Agora, caso o tribunal entenda que o León não tem direito de participar e deixe a decisão do substituto para a entidade, a ideia é a disputa de uma repescagem entre o Los Angeles FC e o América do México.
"O que estamos vendo é que, se a TAS confirmar a decisão do Comitê de Apelações, a intenção da Fifa é jogar uma partida, um playoff, entre o time que perdeu a final da Liga dos Campeões da Concacaf, o LAFC, e o próximo time no ranking, que é o América", disse Infantino.
Enquanto aguarda a decisão, o grupo do Flamengo no Mundial de Clubes conta com Chelsea e Esperance de Tunis. A competição acontece entre 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.