Mundial de Clubes: conheça os concorrentes já definidos do Flamengo no Marrocos
O Flamengo ficou sabendo das datas, mas também o local de disputa do Mundial de Clubes dias atrás. O Rubro-Negro vai tentar o bicampeonato mundial no Marrocos, de primeiro a 11 de fevereiro. Além do mais querido, quatro outros clubes já estão classificados para o torneio da FIFA.
A FIFA ainda espera a definição do campeão asiático da temporada, mas a competição está atrasada e só vai terminar após as datas do Mundial. A entidade estuda convidar o campeão da temporada passada ou o Urawa Reds (Japão), finalista já definido da atual edição. Da mesma forma, será anunciado o representante do país sede, Marrocos.
Leia Mais: Decisão do técnico do Olympique pode facilitar volta de Gerson ao Flamengo
No texto a seguir, o Mundo Rubro-Negro vai contar um pouco da história de cada um dos clubes que vão competir com o Flamengo pelo Mundial de Clubes da FIFA, de primeiro a 11 de fevereiro, no Marrocos. O Rubro-Negro, campeão da Libertadores 2022, deve jogar em Agadir, em sete de fevereiro, mas também em Marrakech, em 11 de fevereiro, caso passe para a final.
Real Madrid (Espanha)
O clube merengue dispensa apresentações. Maior campeão da UEFA Champions League, com 14 conquistas, é por muitos considerado o maior clube do mundo, mesmo que não seja o mais rico. O elenco atual é uma verdadeira seleção mundial, com nomes como o goleiro belga Courtois, o zagueiro alemão Rudiger, o meia alemão Thomas Kroos, o meia croata Luka Modric e o atacante brasileiro Rodrygo, mas principalmente o centroavante francês Karim Benzema, eleito melhor do mundo na temporada 2021/2022.
Outro grande nome em um elenco mais do que estrelado é o ex-rubro-negro Vinícius Júnior. Vini pode enfrentar o Flamengo pela primeira vez na carreira. No Mundial, o Real Madrid vai em busca do seu oitavo título, pois venceu em 1960, 1998, 2002, 2014, 2016, 2017 e 2018.
Wydad Casablanca (Marrocos)
O representante da áfrica vai jogar em casa. o Wydad Athletic Club, de Casablanca, é um dos maiores clubes do país. Faz o maior clássico marroquino com seu rival local, o Raja Casablanca, que inclusive eliminou o Atlético Mineiro, no Mundial de Clubes 2013.
O Wydad é o maior campeão nacional de um país apaixonado por futebol. O quarto lugar na Copa do Mundo do Catar só fez aumentar essa paixão. Em 2022, o Wydad se sagrou tricampeão africano, título que não conquistava desde 2017.
O craque do time era o congolês Guy Mbenza, que marcou 16 gols na última edição da liga marroquina, mas se transferiu para a Arábia Saudita. O senegalês Bouly Junior Sambou, com três gols, e o o marroquino Aymane El Hassouni, também com três gols na atual temporada, tentam substituir Mbenza.
Seattle Sounders (EUA)
O clube do estado de Washington será o primeiro representante da Major League Soccer no Mundial de Clubes da FIFA. Os norte-americanos venceram o Pumas UNAM, do México, na final da Concacaf Champions League. Após um 2 a 2 no México, o Sounders goleou por 3 a 0 em casa.
Força emergente no futebol dos Estados Unidos, o Sounders tem quatro títulos da conferência oeste e dois títulos nacionais, conquistados em 2016 e 2019. Dois brasileiros estão no elenco atual do Sounders. O meio-campista João Paulo, ex-Botafogo, e o ponta Leo Chú, revelado no Grêmio, mas com passagem pelo Ceará.
Auckland City (Nova Zelândia)
Clube com o maior número de aparições no Mundial de Clubes da FIFA, o Auckland City FC domina o futebol da Oceania. São dez títulos da Liga dos Campeões da OFC desde 2006. No seu país, são 25 taças acumuladas de 2004, ano da fundação, para cá.
No elenco atual, o destaque fica por conta do argentino Emiliano Tade, maior artilheiro da história do Auckland City, pois marcou nada menos do que 112 gols desde que se juntou ao clube em 2009. Na final da Liga dos Campeões da Oceania, o Auckland venceu o Vênus, da Polinésia Francesa, por 3 a 0.