Ciente de que Flamengo, Palmeiras e Fluminense estão garantidos no Mundial de 2025, o Atlético-MG pensa em acionar a Fifa para buscar uma vaga no torneio que será disputado nos Estados Unidos. Isto é porque a entidade máxima do futebol mundial destinou seis vagas para a América do Sul, quatro para os campeões e as outras duas serão destinadas aos dois mais bem colocados do ranking sul-americano.
Já que no ranking o Palmeiras é líder e Flamengo o vice-líder (ou seja, estão garantidos na competição), o terceiro colocado, que é o Atlético-MG, herdaria uma vaga na competição. Todavia, a Fifa deixou claro que limita a quantidade de equipes por país. Dessa forma, o time mineiro perderia sua vaga para o quarto do ranking, que seria o Boca Juniors, da Argentina. Este cenário fez o time de BH se movimentar.
Leia também: Lagarto FC anuncia campeão de Carioca pelo Flamengo em 2017
Em entrevista ao repórter Breno Galante, o presidente Sérgio Coelho abriu o jogo e se mostrou inclinado a buscar na Fifa uma mudança nas regras do torneio. Serão 32 equipes, com premiação 50 milhões de euros só pela participação.
“Nós vamos analisar essa situação com muito carinho e se a gente ver que temos possibilidades de estar pelo ranking, vamos brigar pela vaga. A gente sabe que as determinações da Fifa são quase irredutíveis, mas temos que fazer a nossa parte. Ou seja, não ficamos quietos, não”, disse o presidente do Atlético-MG.
Mundial de 2025 será o quarto da história do Flamengo
Até o momento, o Flamengo já disputou três edições de Mundial de Clubes. Na primeira, foi campeão, vencendo o Liverpool, da Inglaterra, na grande final por 3 a 0. Por outro lado, na segunda, em 2019, ficou apenas com o vice, contra o próprio Liverpool: 1 a 0 na prorrogação.
Já na edição de 2022, caiu na semifinal para o Al-Hilal por 3 a 2. Na decisão por terceiro lugar, venceu o Al-Ahly por 4 a 2 e ficou com o bronze.
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...