MRN Tático #3 - Vitinho e o fundamento essencial da ideia de Paulo Sousa

04/02/2022, 13:35
Vitinho e o fundamento essencial a ideia de Paulo Sousa

O Flamengo venceu na última quarta-feira (03) o Boavista por 3×0, em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Carioca 2022. Autor das assistências de todos os gols no jogo, Vitinho foi o grande destaque individual na estreia de Paulo Sousa no comando técnico rubro-negro.

A princípio, os passes decisivos chamaram mais a atenção da torcida. Contudo o camisa 11 da Gávea também se destacou em um fundamento essencial para o modelo de jogo de Paulo Sousa: a capacidade de identificar espaços no entrelinhas adversário.

Leia mais: Análise Tática: Os primeiros testes de Paulo Sousa no Flamengo

Posicionamento de Vitinho em campo

Desde que a bola rolou em Volta Redonda, Vitinho atuou no setor direito de ataque do Flamengo. Sem bola, o meia era responsável por subir pressão com Pedro e dificultar a saída de bola adversária.

Porém com bola, seu comportamento era diferente. O técnico Paulo Sousa posicionou Vitinho em uma região conhecida na literatura de futebol como meio espaço, localizada entre o corredor lateral e central no campo.

As ações dos jogadores na região do meio-espaço e no corredor central são predominantemente de maior habilidade técnica. Bem como no corredor laterais, ações de força e velocidade são mais comuns.

Nesse sentido, a ideia de utilizar Vitinho no meio espaço é de potencializar grande capacidade de condução e finalização. Por outro lado o jogador precisa de dinâmicas para receber passes no setor.

O posicionamento de Vitinho entre as janelas

Dentre as possíveis dinâmicas em organização ofensiva para receber bolas no meio espaço, Vitinho demonstrou uma bola leitura para se posicionar entre janelas. Ou seja, espaços entre os jogadores adversários em suas linhas defensivas.

Mais especificamente, Vitinho identificou por algumas ocasiões a janela entre o ponteiro e o volante pela direita, na estrutura em 4-4-2 do Boavista em organização defensiva.

Além disso, o meia precisa ter mobilidade para gerar desmarques e conseguir estar apto para receber o passe sem a possibilidade de ser interceptado.

A ideia é após receber o passe, explorar o entrelinhas. Ou seja, a região entre a linha de defesa e a linha de meio-campo adversária.

Apesar da boa execução de Vitinho, por muitas vezes seus companheiros não identificaram seu bom posicionamento no campo.

Identificando vantagens no entrelinhas

Uma outra característica importante neste fundamento é a capacidade do atleta em identificar possíveis vantagens no entrelinhas.

Por exemplo: em transições ofensivas ou em bolas mais longas, normalmente o adversário está mais espaçado em campo. Assim permitindo que atacante possa encontrar regiões livres do campo no último tempo.

Nesse quesito, Vitinho também se destacou. O meia conseguiu mapear alguns espaços para receber em condições de finalização ou de acionar um companheiro no último terço. Porém Vitinho também foi pouco acionado nessas situações.

Confira no vídeo algumas ações de Vitinho buscando se posicionar entre janelas e identificando vantagens no entrelinhas:

O fundamento de Vitinho no modelo de jogo de Paulo Sousa

Após abordar com detalhes como Vitinho consegue identificar espaços no entrelinhas adversário, é preciso correlacionar isso de jogo de Paulo Sousa.

O técnico português tem muita influência do jogo de posição na forma em que busca organizar ofensivamente suas equipes.

O técnico português busca a ocupação de vitais de espaços dentro do campo. Por exemplo: os corredores laterais, nos quais busca trabalhar com jogadores em amplitude máxima. Seja buscando acionar atacantes no último terço, seja alargando as linhas de defesa adversária.

Nesse sentido o meio espaço, mais especificamente no entrelinhas, também é um espaço vital.

Dependendo da altura entre as duas linhas, a movimentação de um atacante pode gerar dúvida entre os defensores e os meias.

Induzindo espaços a serem gerados para acionar companheiros de equipe no último terço ou a própria finalização do portador da bola, em caso de bola descoberta (sem cobertura adversária).

Enfim, ainda é muito cedo para concluir que Vitinho irá potencializar seu jogo sob o comando de Paulo Sousa. Contudo, em seu primeiro teste, demonstrou valências que serão imprescindíveis para o novo treinador rubro-negro.

SRN


Partilha