MRN Tático #2 - Pulgar é o volante que o Flamengo precisa em 2022?
Dentre as diversas especulações no Flamengo que surgem no início do ano, Erick Pulgar é o nome da vez para reforçar o plantel rubro-negro.
A princípio, o volante de 28 anos é um pedido do técnico Paulo Sousa para reforçar o elenco na temporada 2022. O chileno atua no futebol italiano há 7 temporadas, onde atualmente é jogador da Fiorentina.
Devido ao bom desempenho no futebol europeu, Pulgar passou a receber cada vez mais oportunidades de atuar pelo seu país. Ao passo que hoje é titular absoluto em sua seleção, juntamente com o lateral rubro-negro Isla.
Mas afinal: Pulgar é o volante que o Flamengo precisa em 2022? Vamos analisar o atleta levando em conta suas atuações na temporada 2021/2022.
Leia mais: MRN Tático #1: Arão e a importância da diagonal longa
Como Pulgar atua na Fiorentina e na Seleção Chilena
O jogador atua majoritariamente como um 1º volante, mais próximo dos zagueiros na saída de bola. Contudo, o atleta também pode atuar alinhado a outro volante na 1ª fase de construção. Destro, Pulgar prefere trabalhar pelo lado direito do campo em direta associação com o lateral e o meia do setor.
O chileno consegue trabalhar bem pressionado com diagonais curtas e eventualmente também consegue passes mais longos, buscando companheiros em profundidade.
Indicadores de Desempenho
Dentre os indicadores de desempenho do atleta, dois deles chamam bastante atenção: a identificação de vantagens no campo e a capacidade de realizar apoios frontais na saída de bola.
Com relação ao primeiro indicador, o destaque fica para a capacidade que Pulgar possui em facilitar seus companheiros na saída de bola. Gerando opções de passe e permitindo a progressão de sua equipe em campo.
Bem como já citado, Pulgar tem um ótimo trabalho recebendo de costas de goleiro e zagueiros no início da construção. O volante tem rápida tomada de decisão para realizar domínios orientados e acionar companheiros. Seja em 2ª fase construção ou entrada no último terço.
Além disso, Pulgar tem boa presença no último terço do campo. Tal qual busca ser opção de finalização na grande área, também pode aparecer como elemento surpresa na grande área.
Por outro lado, um padrão negativo no seu jogo é a perda da posse na faixa central do campo. Pulgar tem dificuldades para perfilar seu corpo visando receber passes mais rápidos. Assim, permite que o adversário consiga interceptar a bola e inicie transições ofensivas.
Por fim, com relação ao momento sem bola, Pulgar trabalha preferencialmente por zona. Tem uma boa percepção de referências e de antecipação de passes, dentro de um espaço curto de cobertura.
É Alto e lento. Dessa forma consegue realizar duelos aéreos com eficiência, porém tem dificuldades para realizar perseguições mais longas.
Como Pulgar pode atuar no Flamengo?
Projetando como Paulo Sousa irá dispor o Flamengo em campo com relação aos seus trabalhos passados, Pulgar poderia ser uma peça importante no esquema rubro-negro.
Seu modelo de jogo necessita que os volantes tenham capacidade de trabalhar de costas e pressionados pelo adversário, buscando encontrar companheiros desmarcados, em especial com dinâmicas de terceiro homem. No atual plantel rubro-negro, nenhum atleta possui essa característica tão enraizada quanto Pulgar.
Contudo, para ser potencializado, o volante precisa de uma equipe compacta no momento defensivo para ser efetivo sem bola. Bem como em pressão alta, o volante teria mais dificuldades que os atuais volantes do clube para conseguir cobrir áreas do campo e proteger a profundidade.
À primeira vista, o chileno poderia atuar alinhado a outro volante pelo lado direito do campo. Contudo o titular absoluto da posição, Willian Arão, também têm preferência pelo setor. Logo uma adaptação teria que ser necessária para que os dois possam atuar juntos.
Este que escreve acredita que Pulgar chegaria no Flamengo em um primeiro momento para ser uma opção a Arão pelo lado direito. Assim como Andreas Pereira, Thiago Maia e João Gomes são hoje as principais opções pelo lado esquerdo.
Enfim esse é somente um exercício de especulação buscando projetar a chegada de um atleta no clube. Será que veremos na prática como isso pode acontecer? Só o tempo dirá…
SRN