Exclusiva | Mundo Bola entrevista Douglas Silva, ex-volante do Flamengo

Atualmente com 44 anos, o ex-volante Douglas Silva, campeão do Campeonato Carioca pelo Flamengo, foi entrevistado pelo Mundo Bola e falou sobre sua longa carreira. O atleta chegou a conquistar o Brasileirão pelo Athletico-PR em 2001 e tem uma grande frustração na carreira: o vice da Copa do Brasil pelo Mengão, diante do Santo André, em 2004. Douglas abriu o jogo sobre isso tudo e muito mais.
A íntegra da entrevista que o Mundo Bola fez com Douglas Silva, ex-Flamengo
Mundo Bola: Depois de uma grande passagem pelo Athletico-PR, como recebeu o convite para jogar no Flamengo em 2004?
Douglas Silva: Em 2004 eu estava voltando de cirurgia e no início do ano, o Athletico já tinha fechado o elenco que iria disputar o Paranaense. Na época, recebi o convite do Júnior ‘Maestro’, junto com o Abel Braga, que tinha sido meu treinador um ano antes. Não pensei por duas vezes, por ser flamenguista, jogar no Maracanã, morar no Rio. Aceitei de imediato.
➕: Yago não teme Flamengo e revela estratégia do Nova Iguaçu
Mundo Bola: Você considera que o auge da sua carreira foi no Athletico, onde conquistou o Brasileiro em 2001? Ou no Flamengo, equipe que lhe rendeu grande projeção nacional?
Douglas Silva: Todos sabem que minha melhor fase foi no Athletico-PR, fiquei três anos lá. Independente das lesões que eu tive, foi o clube em que eu tive um bom aproveitamento. Conquistamos o título do Brasileirão e também o Paranaense. Mas a minha carreira em si ganha uma projeção no Flamengo, a visibilidade maior vem por jogar no Flamengo, devido aquele lance na final do Carioca em 2004. Acho que ninguém tinha feito isso em um jogo.
Polêmica na final entre Flamengo e Vasco
Mundo Bola: Em 2004, o Flamengo foi campeão carioca em cima do Vasco, mas ficou marcado no torcedor a instrução que você tentou ouvir do Geninho, então técnico do rival, para um jogador cruz-maltino na beira do campo. O que chegou a ouvir no momento?

Douglas Silva: Esse lance da final ficou marcado por eu ter acompanhado o Beto até o Geninho e ter ouvido o que o Geninho tinha dito ao Beto. Por ter sido jogador do Geninho no Athletico durante dois anos, ele disse isso ao Beto: ‘Avisei que o Douglas iria marcar forte. Ele não iria ter pena’. Acabou que aconteceu isso durante aquele jogo. Muita gente falava que eu só dava porrada, mas nesse jogo eu queria muito ganhar do Vasco, ser campeão.
Vice na Copa do Brasil de 2004
Mundo Bola: O que aconteceu para o Flamengo perder aquela final da Copa do Brasil para o Santo André em 2004?
Douglas Silva: Sobre essa final eu carrego essa derrota amarga até hoje. Está entalada na garganta. Naquele momento, faltou um pouco de humildade da nossa parte em respeitar o Santo André e colocar o nosso jogo em prática. Coisa que nós não fizemos. Eu falo que ali tudo deu errado. Se tivesse mais um tempo de 45 minutos, não iríamos conseguir render o futebol que a gente vinha rendendo. Ficamos desnorteados após os dois gols.
Saída do Flamengo
Mundo Bola: Ao deixar o Flamengo, você acertou com o Grêmio. Qual foi o motivo da sua saída da Gávea?
Douglas Silva: A minha saída acontece pela troca no comando da equipe e também da diretoria. Trocou a direção e a comissão técnica, aí me avisaram que não iriam renovar o meu contrato. Mas logo em seguida recebi uma proposta do Grêmio. Chegando lá, joguei o Gaúcho e a Série B que nos colocou na Série A. Foi o ano da ‘Batalha dos Aflitos’.