MPF se manifesta contra Flamengo na luta pela Taça das Bolinhas
O Flamengo recebeu uma má notícia nesta quinta (9) na sua luta pela posse definitiva da Taça das Bolinhas. O Rubro-Negro tem recurso a ser julgado no Supremo Tribunal Federal (STF), onde argumenta que foi o primeiro clube a se tornar pentacampeão brasileiro, em 1992. De acordo com a CBF, o primeiro penta teria direito à posse definitiva da taça.
O São Paulo é o atual detentor da Taça das Bolinhas. O tricolor paulista recebeu o trofeu em 2007, quando conquistou seu quinto título brasileiro. Na ocasião, a atitude da diretoria são-pailina foi encarada como uma traição ao Clube dos 13, idealizador da Copa União de 1987. O presidente do São Paulo na época da Copa União, Carlos Miguel Aidar, por anos defendeu que o campeão brasileiro daquele ano era o Flamengo.
➕CBF reconhece em seu site título brasileiro de 1987 do Flamengo
Nesta quinta (9), o Ministério Público Federal se manifestou contra o recurso do Flamengo ao STF. O órgão federal afirma que a corte constitucional não pode reavaliar provas sobre o caso. O julgamento do recurso está marcado para 17 de maio. As informações são do portal Jota. O STF já decidiu que o campeão brasileiro de 1987 é o Sport Recife, vencedor do módulo amarelo, considerado a segunda divisão do Brasileiro naquele ano.
Flamengo e Sport brigam por título de 1987 por décadas
O Flamengo se considera o campeão brasileiro de 1987 por ter vencido a Copa União, campeonato organizado pelo Clube dos 13 que reuniu os 16 clubes mais populares do país. No final de 1986, a CBF anunciou que não teria condções de organizar o Brasileiro de 1987. Com isso, os 13 principais clubes do país tomaram a organização para si. Nasceu assim a Copa União.
Sucesso de público e de renda, a Copa União despertou a inveja da CBF, que decidiu realizar o módulo amarelo, uma espécie de segunda divisão. A entidade tentou forçar o cruzamento dos finalistas dos módulos verde e amarelo, mas o Clube dos 13 não aceitou.
No final, Flamengo e Inter decidiram o título em dois jogos em Porto Alegre e no Rio. O Flamengo foi campeão e não foi fazer o cruzamento com Sport e Guarani. O Inter também não foi, como os membros do Clube dos 13 haviam decidido. O Sport venceu o Guarani em um quadrangular com dois times e se declarou campeão.