'Motivo da suspensão foi me deixar inelegível', diz rival de Landim

22/03/2023, 16:00
Reunião do Conselho Deliberativo do Flamengo vai julgar Marco Asseff, candidato na última eleição para presidência do clube

Na última segunda-feira (20), o Conselho Deliberativo (CoDe) do Flamengo decidiu pela manutenção da pena de suspensão de 120 dias para Marco Aurélio Assef, o que tornou o rival de Landim nas últimas eleições inelegível para o próximo pleito, em 2024. Em entrevista ao MRN, Assef falou sobre da punição.

Questionado sobre a motivação da suspensão, Marco Aurélio Assef afirmou que o processo visava a sua inelegibilidade. “Com absoluta certeza a pena de inelegibilidade era a motivação principal do processo, considerado que no último pleito eleitoral alcancei 15% dos votos elegendo 12 conselheiros para o COAD E 30 para o CoDe”.

Leia mais: Dunshee sobre proposta de extensão de mandato de Landim: ‘Conversa de botequim’

Assim, associado Benemérito do clube, Marco Assef foi condenado por provocar Antônio Alcides, presidente do CoDe, antes da sessão que julgaria o Benemérito Kleber Leite. Isso porque na ocasião, Assef divulgou imagem de Alcides bebendo em bar, horas antes da sessão, e afirmou que o mandatário estava bêbado. Ao MRN, ele reforça acusação.

“Eu confirmo que o presidente do CODE estava na manhã da sessão de julgamento num famoso bar, com uma garrafa de uísque vazia na mesa. Confirmo que na mesma sessão ele apresentou a voz pastosa”, afirmou. O MRN apurou que, além da punição disciplinar, o presidente do CoDe também está processando Assef judicialmente pela divulgação da foto.

Por que Marco Aurélio Assef não poderá concorrer na próxima eleição?

Mas se a eleição do Flamengo é apenas no fim de 2024, e Marco Aurélio Assef está punido por 120 dias, por que o Benemérito está inelegível, se faltam mais de 120 dias para a votação? Ele não poderá concorrer ao pleito porque para ser candidato à presidência do Flamengo, o sócio precisa ter no mínimo cinco anos de vida associativa ininterrupta, e uma suspensão zera a contagem. Portanto, Assef não está apto.

Questionado se pretende entrar na Justiça para reverter a punição, Assef afastou a possibilidade: “Fui advogado do Flamengo por mais de 10 anos nos tribunais. Não me vejo assinando uma petição contra o Flamengo”.


André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.