Morreu nesta quinta-feira (29) Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, aos 82 anos, em decorrência de uma piora no quadro de câncer no colón, diagnosticado em 2021. Pelé nasceu em Três Corações, Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940 e é considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos. A morte do Rei foi confirmada por.
Em 3 de dezembro, Pelé parou de responder ao tratamento de quimioterapia. Assim, passou a para um tratamento paliativo, que visa diminuir a dor e aumentar o conforto do paciente nos momentos finais de vida.
Leia também: Pelé se une à corrente de apoio a Vinícius Junior após caso de racismo na Espanha
Pelé conquistou tres Copas do Mundo com a Seleção Brasileira, 1958, 1962 e 1970. Além disso, é o maior artilheiro da Seleção com 95 gols e, de acordo com o Guinness Book (Livro dos Recordes), Pelé marcou em sua carreira 1281 gols, sendo o maior artilheiro da história do futebol.
No Brasil, fez toda sua carreira no Santos e conquistou os principais títulos que disputou. São eles: seis Brasileiros (1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968), duas Libertadores ( 1962 e 1963) e dois Mundiais de Clubes (162 e 163). Além disso, venceu o Campeonato Paulista 10 vezes.
Pelé já vestiu a camisa 10 do Flamengo no Maracanã
Em 1979, o Brasil sofreu com fortes chuvas e diversos Estados do país sofreram com enchentes que mataram centenas e desabrigaram milhares. Minas Gerais, Estado natal do Rei Pelé, foi o mais afetado e a “Grande Enchente” é considerada a maior tragédia da história mineira.
Campanhas para arrecadar mantimentos e outras ações tomaram o país, entre elas, um amistoso no Maracanã entre o campeão carioca e o campeão mineiro, Flamengo e Atlético-MG. Toda renda foi destinada para ajudar desabrigados.
Determinado a ajudar sua terra natal, Pelé aceita jogar 45 minutos do amistoso com a camisa do Flamengo. Então, mais de 140 mil pessoas foram ao Maracanã assistir o Rei jogando ao lado de Zico. Gerando assim, uma renda de mais de 8 milhões de cruzeiros.
Leia também: Pelé vestiu a 10 do Flamengo e jogou com Zico
A partida era o que menos importava, Pelé jogou por 45 minutos e deixou o campo sem marcar. Mas provou novamente a influência que transcendia as quatro linhas do campo de futebol. Quando Pelé completou 80 anos, Zico publicou um vídeo relembrando aquela partida histórica.
“Experiência fantástica. Ele realizando o desejo que todo mundo gostaria de poder jogar ao lado dele. Ele foi muito simpático, muito solícito, um dia e um evento importante para ajudar muita gente que tinha sofrido com a tragédia lá das enchentes”, disse Zico.
O próprio Pelé já tinha comentado sobre a partida e a experiência de vestir a camisa do Mengão. A mensagem foi para relembrar os 40 anos do jogo.
“Há 40 anos, eu estava jogando com a camisa do Flamengo, fazendo parceria com o Zico no Maracanã, quando a gente estava angariando fundos pelos que tiveram problemas com as enchentes. Eu tive uma honra muito grande de poder ajudar os brasileiros e pôr uma camisa tão importante como do Flamengo”, disse.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.