Morre Mauro Félix, histórico treinador da base do Flamengo

Mauro Félix, histórico treinador e coordenador das categorias de base do Flamengo, faleceu nesta quarta-feira (23). Com passagem marcante pela formação de Garotos do Ninho, Mauro estava trabalhando atualmente como coordenador das categorias Sub-6 ao Sub-12. A causa da morte não foi divulgada.
➕ Plata tem situação médica atualizada pelo Flamengo
O treinador teve duas passagens pelo Flamengo, trabalhou em todas as categorias iniciais e ficou marcado pela dedicação aos atletas que passaram pelo clube. Tanto pelo olhar atento ao potencial dos jovens quanto pelo cuidado com a formação desses garotos fora das quatro linhas.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Relatos nas redes sociais mostram que o "Tio Mauro" era muito querido pelos jogadores e também por familiares desses jovens atletas. Uma mãe publicou uma foto do filho com o treinador e escreveu: "Grande Maurão, tio Mauro Félix! Gratidão eterna. Descanse em paz".
Atleta que trabalhou com Mauro Félix no Flamengo, virou profissional e hoje defende o Santa Clara-POR, o goleiro Gabriel Batista lamentou o falecimento do ex-treinador: "Grande ser humano, que descanse em paz grande Mauro!"
O Flamengo publicou uma nota de pesar nas redes sociais e exaltou a trajetória que Mauro construiu no clube. Além de destacar que o treinador acreditava no futebol "como transformação social e dedicou, com muito amor e paixão, na formação de várias gerações de Garotos do Ninho."
"O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento do treinador das categorias de base Mauro Félix. Referência no futebol de base para jovens atletas e treinadores, Mauro teve mais de uma passagem pelo Rubro-Negro e foi treinador de todas as categorias inferiores do clube. Sua última função no Flamengo foi como coordenador das categorias Sub-6 ao Sub-12, na qual estava trabalhando atualmente", diz parte da nota.
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento do treinador das categorias de base Mauro Félix. Referência no futebol de base para jovens atletas e treinadores, Mauro teve mais de uma passagem pelo Rubro-Negro e foi treinador de todas as categorias inferiores…
— Flamengo (@Flamengo) April 23, 2025
Mauro Félix foi o responsável por segurar Lucas Paquetá no Flamengo
Uma das muitas histórias marcantes de Mauro com atletas das categorias de base do Flamengo envolve Lucas Paquetá. O treinador foi responsável por apoiar e integrar o atleta ao clube. Para isso, no entanto, precisou solucionar um problema para não perder o jovem para outros clubes.
Paquetá chegou ao Flamengo em 2007, com 10 anos, e precisou da ajuda de Mauro Félix para permanecer no Rubro-Negro. Isso porque a categoria inicial na Gávea era para nascidos em 1995 (sub-12).
Encantado com o talento do menino, Mauro deu um jeito: manteve Paquetá treinando discretamente por alguns meses, até que uma nova categoria fosse aberta. Se alguém pedisse os documentos do atleta, ele afirmava que o meia estava em avaliação. A história foi divulgada pelo canal 'Flazoeiro'.
Após a virada de ano, o Flamengo abriu uma nova categoria e Mauro Félix inscreveu Lucas Paquetá. Outro atleta que já citou o treinador como peça importante em sua formação foi o meia Renato Augusto.