Morre Luiz Octavio Vaz, um dos responsáveis pelo urubu ser mascote do Flamengo

23/02/2025, 20:13
Atualizado: 23/02/2025
Luiz Octávio Vaz (esquerda), Romilson Meirelles e Victor Ellery com a mascote do Flamengo, um urubu

O Flamengo publicou uma nota em homenagem a Luiz Octavio Vaz, que faleceu neste domingo (23). Ele foi um dos quatro amigos que contribuíram para a transformação do urubu em mascote do clube, ao soltar o animal para voar no Maracanã, o que fez do urubu um símbolo do rubro-negrismo.

"O Flamengo se despede de Luiz Octavio Vaz, um dos torcedores que, em 1969, soltaram um urubu no Maracanã – e o que era provocação virou símbolo de raça e paixão. Assim nasceu nossa mascote. Obrigado por fazer parte da nossa história. Descanse em paz", divulgou.

Urubu do Flamengo: a história da mascote e sua relação com um antigo mascote do Vasco

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Como o urubu se tornou mascote do Flamengo

Foto: Reprodução/Flamengo

O episódio ocorreu em um clássico contra o Botafogo, no dia 1º de junho de 1969. Até aquele momento, o termo racista "urubu" era utilizado para estereotipar e ofender o clube, especialmente seus torcedores, que eram em sua maioria negros e de classe baixa.  

Em resposta a essa provocação, o grupo de amigos de Luiz Octávio Vaz, que incluía Romilson Meirelles, Victor Ellery e Erick Soledade, decidiu levar um urubu ao estádio, que estava lotado com mais de 150 mil pessoas.

“O nosso objetivo era calar as torcidas adversárias, que ironizavam o fato da torcida do Flamengo ter muitos negros. Escolhemos um jogo contra o Botafogo porque era o maior rival do Flamengo na época”, declarou Luiz Octávio ao 'ge', em 2009.

O animal foi solto antes da entrada dos dois times. Após alguns instantes em que parecia que iria cair, ele ganhou altitude e voou pelo gramado, levando os torcedores rubro-negros à loucura. "É urubu, é urubu, é urubu!", gritavam.  

O gesto trouxe sorte ao Flamengo, que venceu o Botafogo por 2 a 1, e a partir desse momento, o urubu se tornou a mascote do clube.