Morre Leny Andrade, ilustre rubro-negra, aos 80 anos

24/07/2023, 13:56
Nesta segunda-feira (24), faleceu a diva do jazz brasileiro, grande nome do samba, bossa nova e torcedora do Flamengo, Leny Andrade

Nesta segunda-feira (24), uma ilustre torcedora do Flamengo nos deixou. Trata-se de Leny Andrade, diva do jazz brasileiro e do samba e bossa nova. Leny tinha 80 anos e tratava de uma pneumonia desde junho. Na última semana, Leny foi internada após uma piora em seu quadro clínico. De acordo com o GE, o Retiro dos artistas, onde Leny morava, confirmou a morte da cantora.

Aliás, a confirmação do falecimento da cantora veio através das redes sociais. “A diva do Jazz Brasileiro, Leny Andrade, foi improvisar no palco eterno”, disse a postagem de seu falecimento. Em 2021, Leny Gravou a música “Taça Rubro-Negra”, do álbum “Flamengo, O Canto do Urubu”, de Altay Veloso. O álbum também conta com grandes vozes da música, como Xande de Pilares, Alcione e Jorge Aragão.

Leia mais: Torcida do Flamengo divulga hit de nova música de Gabigol; escute

Conheça a carreira de Leny Andrade

Leny nasceu em janeiro de 1943 no Rio de Janeiro e foi um dos principais nomes do jazz nacional. Além disso, a cantora também tem forte influência no samba e na Bossa Nova. Leny Andrade morou parte de sua vida nos Estados Unidos, México e Europa, mas era o Rio de Janeiro e o Flamengo que tinham seu coração. A cantora também se formou no Conservatório de Música Brasileiro.

Leny Andrade estava longe do cenário musical, já que seu estado de saúde vinha piorando por conta da pneumonia. Conforme o GE, seu último single foi em 2022, junto ao pianista Gilson Peranzzeta, em que celebrava seus 80 anos. Um de seus principais sucessos foi o espetáculo Gemini V, em que atuou junto a Pery Ribeiro. Posteriormente, houve a gravação de um disco ao vivo da apresentação. Ademais, muitos consideram Leny como a maior cantora brasileira de jazz.


Leonardo de Deus
Autor

Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.