Missão Recopa: apenas quatro clubes conseguiram reverter quadro após derrota na ida

22/02/2023, 14:45
Taça da Recopa; Flamengo busca bicampeonato

O Flamengo vai precisar repetir o feito que apenas quatro equipes conseguiram: a remontada no jogo de volta após perder a ida. Aconteceu cinco vezes na história do torneio, duas com o Internacional. Atlético Nacional, River Plate e Defensa y Justicia também saíram perdendo antes de alcançar a glória.

A Recopa existe desde 1989, mas o primeiro time que conseguiu levar a taça vencendo a partida de volta foi o Internacional, em 2007. Então campeão da Libertadores, os gaúchos enfrentaram os mexicanos do Pachuca, que venceram a Copa Sul-Americana do ano anterior.

Leia Mais: Recopa: Gabigol convoca torcida para virada no Maracanã

Assim como o Flamengo, o Inter jogou a primeira partida fora de casa e perdeu, mas pelo placar de 2 a 1. No entanto, jogando no Rio Grande do Sul, o Pachuca foi goleado por 4 a 0 e protagonizou a primeira derrota na Recopa depois de vencer o primeiro jogo da decisão.

Internacional repetiu a dose contra o Independiente

O bicampeonato do Inter na Recopa também contou com uma remontada. Mais uma vez, o clube perdeu fora de casa e os argentinos vieram para o Brasil com uma vitória por 2 a 1 no agregado. Mas em casa, o Internacional venceu por 3 a 1 e garantiu mais uma Recopa. O Mengão precisa seguir o gabarito do rival nacional para superar o Independiente Del Valle e conquistar o bi.

Atlético Nacional foi primeiro estrangeiro a superar a adversidade

O Atlético Nacional enfrentou a Chapecoense em 2017. Fato curioso é que os colombianos estavam na final da Sul-Americana 2016, mas cederam o título aos brasileiros por conta do triste acidente aéreo que aconteceu com a Chape.

Em casa, a Chapecoense venceu por 2 a 1, mas não contava com uma derrota tão acachapante na Colômbia: 4 a 1 para o Atlético. Assim, a equipe sulista foi a primeira do Brasil a ser superada na Recopa depois de largar na frente.

River Plate puniu mais um brasileiro

Depois da Chape, foi a vez do Athletico sofrer a virada em 2019. Em casa, os paranaenses venceram o River por 1 a 0, mas não conseguiram segurar os argentinos no Monumental de Nunez. O River Plate fez 3 a 0 com Nacho Fernández, Lucas Pratto e Matias Suárez.

Defensa y Justicia surpreende Palmeiras

O Palmeiras era franco favorito para vencer a Recopa e mostrou isso vencendo a ida por 2 a 1 fora de casa. Mas em São Paulo, protagonizou o maior vexame brasileiro na competição, deixando o título escapar. O Defensa y Justicia devolveu o placar de 2 a 1 e levou a decisão para os pênaltis, onde venceu por 4 a 3. Essa foi a primeira vez que uma virada aconteceu jogando fora de casa.

Flamengo tenta se tornar quinto clube a alcançar a façanha contra o Independiente Del Valle

O Flamengo perdeu por 1 a 0 para o Del Valle no Equador, na noite da última terça-feira (21), mas nada está perdido. O time decide no Maracanã e a partida acontece na próxima terça-feira (28), às 21h30 (Horário de Brasília).

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.